Esporte

F1 planeja criar regra para resfriar pilotos sob calor extremo; saiba mais

Reprodução / Redes Sociais / 'X' / @F1
Maior categoria do automobilismo mundial quer agir para minimizar danos aos pilotos em corridas em altas temperaturas  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / 'X' / @F1
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 29/11/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O calor extremo e o mal-estar dos pilotos observados no GP do Qatar de 2023 segue repercutindo na Fórmula 1. A discussão é tamanha que a Comissão da F1 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) está cogitando implementar mudanças no regulamento. Essas alterações seriam para minimizar os danos aos pilotos em casos de corridas em locais onde o calor intenso predomina.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A primeira mudança cogitada foi a permissão de abertura de pequenos espaços do assoalho para melhor a circulação de ar na região do piloto e gerar o resfriamento dos carros. Outra ação que a FIA deve tomar é criar um protocolo e mudar alguns trechos do seu regulamento. Isso ficaria por conta do aumento de peso mínimo dos carros, o que permitiria o uso de coletes de resfriamento para regular a temperatura corporal dos pilotos.

Isso vai dar um pouco de peso extra aos carros, algo em torno de provavelmente 2kg, o que vai ser acrescentado obrigatoriamente e terá que ser usado com o propósito de resfriar o piloto. Então isso vai permitir soluções como coletes de resfriamento", destacou Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA.

Ainda de acordo com Tombazis, a intenção é que essa ideia seja seguido à risca, não sendo perimitido eventuais ganhos estratégicos devido ao novo peso. "Temos que definir alguns detalhes, mas queremos deixar claro que não é algo que você pode usar para criar qualquer forma de vantagem duvidosa. É realmente para o propósito e é obrigatório", explicou o diretor de monopostos da FIA.

Assista ao Arena BNews dessa segunda-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp