Porém, em meio às críticas, ele ganhou a defesa do presidente do Vitória. Em entrevista ao canal Panorama Rubro-Negro e ao Resenha do Leão 1899,
Fábio Mota mencionou um possível preconceito contra
Ednaldo por sua origem e sua raça, além do fato que, segundo o cartola, não fazer parte do "sistema".
“Tem muito preconceito com ele também, vamos ser sinceros. Porque ele é baiano, porque ele é do interior, porque ele é negro. Isso existe. E eu não compactuo com isso. Agora… uma coisa é defender ele como pessoa, outra coisa é concordar com tudo que a CBF faz. Eu estou do lado dos clubes.”
Mota destacou ter uma relação de amizade com o presidente da CBF, de conhecimento público, mas que defende os interesses dos clubes, e por outro lado, entende o posicionamento do amigo.
“Ednaldo é meu amigo pessoal, é baiano como eu, foi presidente da Federação Baiana, e começou lá atrás no futebol amador, lá em Vitória da Conquista. Ele chegou onde chegou com muito esforço, e eu respeito isso. Agora… hoje ele é presidente da CBF, e ali ele tem que defender os interesses da CBF, e eu entendo isso. Mas eu tô do lado dos clubes. E quando os interesses são diferentes, a gente tem que deixar claro.”