Esporte

Fifa vai abrir investigação sobre atos violentos em clássico no Maracanã

Staff Images / CBF
Atos violentos em clássico no Maracanã aconteceram antes da bola rolar  |   Bnews - Divulgação Staff Images / CBF
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 22/11/2023, às 22h39


FacebookTwitterWhatsApp

Após a confusão generalizada que ocorreu nas arquibancadas do Maracanã na noite da última terça-feira (21), antes do jogo entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, a Fifa decidiu, através de seu Comitê de Disciplina, abrir uma investigação sobre os atos violentos ocorridos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a única entidade que pode ser punida pelo ocorrido, uma vez que na versão atual do Código Disciplinar da Fifa, o artigo 17 deixa claro que a CBF seria a responsável pela segurança do jogo.

“Os clubes e federações mandantes são responsáveis pela ordem e segurança dentro e ao redor do estádio antes, durante e depois dos jogos. […] São responsáveis por incidentes de qualquer tipo”, explica.

O documento lista uma série de punições que podem acabar sendo aplicadas, dentre elas multas, disputar uma ou mais partidas sem público (ou com limitação de público); proibição de mandar jogos em determinado estádio; obrigação de atuar em campo neutro ou até dedução de pontos e expulsão de competições.

No entanto, ainda não foi divulgado a decisão sobre a penalização dos fatos ocorridos antes do início da partida. Gianni Infantino, presidente da Fifa, lamentou os episódios ocorridos no Maracanã em suas redes sociais.

“Não há absolutamente nenhum lugar para a violência no futebol, dentro ou fora do campo. Tais eventos, como os vistos durante a partida entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa no Estádio do Maracanã, não têm lugar em nosso esporte ou sociedade. Sem exceção, todos os jogadores, torcedores, funcionários e dirigentes precisam estar seguros e protegidos para jogar e apreciar o futebol, e eu peço às autoridades competentes que garantam que isso seja respeitado em todos os níveis”, esclareceu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp