Esporte
por Daniel Serrano
Publicado em 08/07/2026, às 17h59 - Atualizado às 18h12
A eliminação precoce da Seleção Brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo deu início a série de rumores de uma possível queda do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud. No entanto, a mudança no comando da entidade máxima do futebol brasileiro não deve ocorrer. As informações são da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
Nos bastidores da CBF, especulações apontavam que Xaud poderia perder o cargo diante do desempenho considerado abaixo das expectativas da equipe nacional e de recentes questionamentos envolvendo sua gestão, como a que entidade teria custeado uma passagem aérea internacional de cerca de R$ 83 mil para a irmã do cartola.
De acordo com a publicação, a permanência de Xaud chegou a ser discutida por integrantes do grupo que exerce forte influência nas decisões da CBF. Entre os nomes mais influentes está Francisco Mendes, vice-presidente da Federação Mato-grossense de Futebol e filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Xaud deve se reunir com representantes desse grupo nos próximos dias. No encontro, o dirigente deverá ser cobrado por uma postura mais alinhada às expectativas da cúpula da CBF. Há um entendimento de que o dirigente recebeu uma nova oportunidade para permanecer no cargo e corrigir os problemas apontados.
No entanto, Xaud não deve permanecer por um longo período à frente da CBF. Nos bastidores da entidade, a avaliação é que ele não deve disputar a reeleição em abril de 2028.
Para a próxima eleição para presidente da CBF, um dos nomes que despontam com força nos bastidores é justamente o de Francisco Mendes. Mesmo sem ocupar cargo formal na entidade, o filho do ministro do STF é apontado por dirigentes como uma das figuras de maior influência nas decisões da entidade atualmente.
Classificação Indicativa: Livre
Top dos Tops
Notebook bom e barato
Super desconto
Qualidade JBL
Cozinha Saudável