Esporte

Filho de Popó cita apoio de boxeador ao se assumir gay: 'Me acolheu, não virou as costas'

Reprodução/Redes sociais
Formado em Medicina, Juan Freitas fez um texto homenageando Popó  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 27/02/2024, às 19h18   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Juan Freitas, de 24 anos, filho do boxeador Acelino Popó Freitas, 48, abriu seu álbum de fotos de sua formatura no curso de Medicina. Em seu Instagram, o jovem desabafou sobre o orgulho que sente do passado de seu pai e do apoio que recebeu dele ao se assumir gay.

"Foi com muita luta que ele conseguiu se consagrar Tetracampeão Mundial Unificado de Boxe e se tornar esse ídolo mundial... Mas isso nem se compara a maior luta que ele já enfrentou: a pobreza. Ele dormiu no chão de casa até os 23 anos de idade e lutou contra a fome e todas as dificuldades que a vulnerabilidade social poderia trazer. Meu pai é motivo de muito orgulho", iniciou.

Na sequência, Juan destacou a importância de Popó no processo de descoberta de sua sexualidade. De acordo com ele, quando teve o direito de se assumir gay, foi "violado" ("tirado do armário" por pessoas próximas), mas o pai estava ali para apoiá-lo.

"Quando, durante a minha adolescência, tive o meu direito de me 'assumir' violado, sem a minha permissão e o meu consentimento, no maior momento de dor e incerteza na minha vida, ele me acolheu como ninguém e não virou as costas quando mais precisei, cumprindo com a sua obrigação de me amar e me respeitar independente de qualquer coisa. E, não ironicamente, foi quando ele me abraçou por ser quem eu sou, que finalmente nos conectamos como pai e filho. Foi de tamanha hombridade essa atitude que, sem isso, eu não chegaria tão longe", escreveu.

Por fim, o filho do pugilista também citou a ajuda de Popó em sua educação, primordial para que ele realizasse o sonho de ser médico. Ainda de acordo com Juan, ele abriu mão da festa de formatura parar ajudar instituições de caridade.

"Eu só queria agradecer ao senhor por ter me permitido realizar esse sonho. O senhor é provedor disso e me prometeu viver o meu propósito, nunca desistiu ou mediu esforços em persistir na minha educação. Obrigado por ter confiado em mim, nas minhas escolhas, na minha jornada. Eu não estaria aqui se não fosse por você. Carregarei esse nome com muita honra. Saber de todas essas dificuldades passada por ele e, ao longo da minha vida, adquirir minha consciência de classe e do meu privilégio, eu decido abnegar do meu Baile de Formatura e converter o dinheiro em fundos para casas de apoio a crianças que vivem com AIDS e para casas de apoio para população LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social. As casas serão escolhidas pela gente, para que possamos transformar o mundo com pequenas ações no dia a dia", desabafou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp