Esporte

Fortaleza faz história e vai de Série C à final da Sul-Americana; veja feitos

Mateus Lotif/FEC
Após vencer o Corinthians, Fortaleza enfrenta LDU ou Defensa y Justicia na grande decisão  |   Bnews - Divulgação Mateus Lotif/FEC
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 04/10/2023, às 07h03


FacebookTwitterWhatsApp

Com mais de 60 mil torcedores no Castelão, o Fortaleza venceu o Corinthians por 2 a 0 na noite da terça-feira (3) e se classificou para a final da Copa Sul-Americana. O feito inédito vem seis anos após o clube ter disputado a Série C do Brasileiro.

Em 2017, o Leão do Pici disputava a terceira divisão. O time cearense foi vice-campeão naquele ano e deu início a uma ascensão histórica.

Foram dois acessos seguidos para retornar à Série A. Com Rogério Ceni, atual treinador do Bahia, o tricolor cearense conquistou a Série B de 2018, o primeiro título nacional de sua história.

O clube se manteve na Série A e decolou sob o comando de Juan Pablo Vojvoda. No cargo desde 2021, o técnico argentino implementou seu estilo de jogo e deu sequência às glórias recentes.

Desde então, o clube vem acumulando feitos inéditos. Foi semifinalista da Copa do Brasil e terminou no G4 do Brasileirão em 2021, conquistando a classificação para a Copa Libertadores pela primeira vez. Chegou, inclusive, às oitavas de final do torneio em 2022.

Além disso, o Fortaleza se tornou o primeiro time nordestino a chegar à semifinal e final da Sul-Americana. O clube agora terá pela frente o vencedor do duelo entre LDU e Defensa y Justicia.  O time equatoriano venceu a ida por 3 a 0, mas vaga será decidida nesta quarta (4), na Argentina.

A grande decisão será disputada no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este/Maldonado, no Uruguai, no dia 28 de outubro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp