Esporte

Série B começa nesta sexta-feira (14) e tem novidades no regulamento; confira

Divulgação/CBF
Série B tem a participação de 20 participantes em luta pelo acesso à elite  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CBF

Publicado em 14/04/2023, às 14h24 - Atualizado às 14h29   Osvaldo Barreto



A Série B começa nesta sexta-feira (14), com 20 equipes lutando pelo acesso à primeira divisão e contra o rebaixamento para Série C. A primeira partida da competição acontece logo mais, às 19h, entre Guarani e Avaí, no Brinco de Ouro.

As quatro equipes rebaixadas na Série A do ano passado são Atlético-GO, Avaí, Ceará e Juventude. Já ABC, Botafogo-SP, Mirassol e Vitória conquistaram o acesso na Série C. O certame é fechado com Chapecoense, CRB, Criciúma, Guarani, Ituano, Londrina, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.

O formato de disputa é o mesmo desde 2006, de pontos corridos em turno e returno. As 20 equipes jogam 38 rodadas, enfrentando todos os adversários como mandante e visitante. As quatro primeiras colocadas classificam-se para a Série A de 2024, enquanto as quatro últimas são rebaixadas para a Série C.

Os times da Série B terão direito a mais estrangeiros relacionados por partidas: serão sete, dois a mais que no ano passado. A medida vale para todas as competições da CBF e foi aprovada em Conselho Técnico da Série A, também em fevereiro.

A tecnologia de árbitro de vídeo (VAR) contará com atualização do sistema das linhas de impedimento, para garantir maior margem de segurança no processo de revisão. É o conceito de "mesma linha". Caso as linhas para definição da posição dos jogadores-chave se sobreponham, uma linha azul será visualizada e o atacante será considerado em posição legal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp