Esporte

Ídolo? Tréllez deixa o Vitória após duas passagens e histórias marcantes

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Duas passagens de Tréllez pelo Vitória aconteceram em momentos diferentes  |   Bnews - Divulgação Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 24/08/2023, às 21h03



O atacante colombiano Santiago Tréllez deixou oficialmente o Vitória nesta quinta-feira (24), após se acertar com o clube e assinar a rescisão amigável com o clube. Em duas passagens pelo Leão da Barra, a primeira tendo início no ano de 2017 e a segunda começando em 2022, a "Capivara Colombiana" viveu momentos completamente diferentes em seus períodos no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura.

Ao todo, Tréllez entrou em campo em 78 oportunidades com a camisa do Vitória, marcou 23 gols e anotou três assistências. O colombiano foi o vice-artilheiro do Leão da Barra no Campeonato Brasileiro da Série C, em 2022, com seis gols marcados, e foi o artilheiro do rubro negro baiano na Série A de 2017, em sua primeira passagem no clube, com 10 gols marcados.

PRIMEIRA PASSAGEM

Santiago Tréllez chegou ao Vitória pela primeira vez em 2017, durante o Campeonato Brasileiro da Série A, naquela altura contratado pelo executivo de futebol Dejan Petković. Antes do Leão, Tréllez nunca tinha tido uma passagem muito marcante em um clube, o melhor ano dele tinha sido em em 2011, no Independiente Medellín, quando marcou nove gols em 33 jogos, o no primeiro semestre de 2017, Quando atuou em 17 jogos e marcou nove gols pelo Deportivo Pasto.

Mas o segundo semestre de 2017 que marcou a carreira de Tréllez. Numa campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro da Série A, o colombiano marcou 10 gols e anotou duas assistências em 23 jogos disputados pelo Leão. 

O momento mais icônico de Tréllez com a camisa do rubro negro baiano aconteceu em 2017, em jogo fora de casa, contra a Ponte Preta, que ficou conhecido como "A Batalha de Campinas". Naquele jogo, Leão e Macaca disputavam diretamente uma vaga fora do Z4 da Série A. O time da casa abriu o placar logo no começo do jogo e ampliou o placar no meio do primeiro tempo. Ao final da primeira etapa, o zagueiro Rodrigo deu uma "dedada" em Tréllez, foi expulso, e deu início à reação do Vitória.

No segundo tempo, com gols de André Lima e dois de Tréllez, o Leão virou o jogo, conseguiu o resultado de "seis pontos", rebaixou a Ponte Preta e causou a revolta da torcida campineira, que invadiu o gramado do jogo e acabou ocasionando no término da partida antes dos 45 minutos da segunda etapa.

Em 2018, Tréllez começou o ano no Vitória, mas logo despertou interesse de outros times brasileiros e acabou sendo comprado pelo São Paulo. Apesar do sucesso no Vitória, o colombiano não conseguiu repetir o feito em outros times do futebol brasileiro. Entre 2018 e 2021 o atleta passou ainda por Internacional e Sport.

SEGUNDA PASSAGEM

Tréllez retornou ao Leão cinco anos após sua primeira passagem, e agora em um momento completamente diferente: para disputar o Campeonato Brasileiro da Série C. No começo, com o primeiro semestre horrível e com muitas trocas de treinadores, o colombiano não conseguiu se firmar no time titular. No entanto, com a chegada do treinador João Burse, Tréllez ganhou espaço no time titular e passou a ser figura fundamental no time do Leão.

O primeiro gol de Tréllez em sua segunda passagem só veio no mês de julho, já na reta final da primeira fase da Série C, contra o São José, fora de casa. Depois, foram dois gols contra o ABC e um gol contra o Mirassol, todos na reta final da primeira fase da competição. Na segunda fase, que culminou no acesso do Vitória, Tréllez marcou dois gols, o segundo dele o mais importante, na partida contra o Figueirense, no Barradão, que deixou o rubro negro a um empate da Série B.

Em 2023, Tréllez começou bem o ano, marcando gol logo no segundo jogo do Leão no ano, contra o Jacuipense, no Barradão, jogo que classificou o Vitória para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Ainda marcou mais um gol no Nordestão, contra o Ceará. Na Série B marcou quatro tentos, contra Botafogo-SP, Atlético-GO, Ituano e Tombense. Ele era o artilheiro do time na Série B, junto com Gamalho, Zé Hugo e Wagner Leonardo, no momento que foi desligado do elenco comandado pelo treinador Léo Condé.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp