Esporte

Joga contra Bahia?! Craque do Flamengo é julgado pelo STJD por entrada violenta em clássico FlaFlu

Reprodução/TV Globo
O craque do Flamengo, Erick Pulgar, foi julgado pelo STJD após uma entrada violenta no clássico FlaFlu e vai poder jogar contra o Bahia, pelo Brasileirão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo
Gabriel Santana

por Gabriel Santana

Publicado em 15/10/2026, às 13h20



O chileno e volante do Flamengo, Erick Pulgar, foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta (15), depois de dar uma entrada violenta contra um jogador no clássico contra o Fluminense, pela última rodada do Brasileirão, e teve o seu veredito revelado.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do Bnews no Youtube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Depois de ter sido denunciado ao órgão, o atleta enquadrado no Artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) depois de dar um carrinho contra o atacante argentino do Flu, Rodrigo Castillo, que levou a arbitragem a punir o Rubro-Negro com um cartão amarelo.

Mas, por unanimidade, a 4ª Comissão Disciplinar decidiu por não condenar o atleta flamenguista, e ele vai estar disponível para enfrentar o Bahia na próxima rodada do certame do futebol nacional, no próximo domingo (18).


Decisão da Corte

O argumento geral dos auditores foi: não mudar uma decisão que foi avaliada pelo árbitro de campo, Rafael Rodrigo Klein, no momento do lance, deveria ser mantida. Portanto, Pulgar segue liberado para estar em campo pelo Flamengo. O auditor e relator do caso, Gabriel Fonseca, detalhou que o papel dele é se pautar pela arbitragem, e não pelo jornalismo.

“Eu não me pauto por matérias jornalísticas. Eu me pauto pela atuação da arbitragem, pelo que está no processo. Entendo que, neste caso, leva à autocontenção da Justiça Desportiva, e não na expansão da sua competência. Não é o meu papel como julgador dizer que a arbitragem aqui errou e posso punir a mais do que a arbitragem puniu ou deixou de punir. Estamos vinculados à denúncia e ao artigo 58-B do CBJD.”

Mesmo sendo em primeira instância, não quer dizer que o caso está encerrado. A decisão desta quinta (15) ainda cabe recurso por parte da procuradoria.

Outro julgado

Além de Pulgar, o atual presidente do Fluminense, Mattheus Montenegro, foi absolvido mesmo depois de definir a atuação de Klein na partida como “um lixo, uma merda”. Fonseca apontou que a crítica não foi direcionada à índole do árbitro nem para indicar uma eventual conspiração para ajudar determinado clube.

“Há uma crítica abstrata, destinada a aspectos qualitativos da arbitragem. Não acho que se expressou da melhor maneira. Mas isso está acobertado pela livre expressão do livre pensamento, da livre manifestação.”

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)