Esporte

'Lei Gui': Torcedor mirim do Vasco ganha homenagem em lei sancionada no Rio de Janeiro; confira

Divulgação/Vasco da Gama
No dia 28 de setembro, Gui esteve na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), vestido com uma camisa do Vasco  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Vasco da Gama
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 19/10/2023, às 16h44


FacebookTwitterWhatsApp

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) sancionou, nesta quinta-feira (19), uma lei que homenageia um torcedor especial do Vasco da Gama. A 'Lei Gui' garante o atendimento especializado para pacientes com epidermólise bolhosa nas unidades de saúde do Estado. A regulamentação foi aprovada na semana passada.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Gui é um torcedor do Vasco, de apenas 8 anos, que ganhou as redes sociais após um vídeo da sua mãe, Tayane, relatando a superação do filho ao acordar de um coma.

No dia 28 de setembro, Gui esteve na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), vestido com uma camisa do Vasco, para acompanhar a votação da lei. Ele aproveitou para mandar um recado às pessoas que, assim como ele, sofrem de epidermólise bolhosa.

"Agora vocês vão receber os curativos dos seus filhinhos borboletas e eles vão se sentir 'mais melhor ainda'. Bem-vindo à Força Jovem", disse Gui, que ainda cantou uma música do Vasco.

A epidermólise bolhosa é uma doença genética e não tem cura, não é transmissível, mas provoca ferimentos graves na pele. Atualmente, 58 pessoas se tratam da doença no Rio.

A Lei Gui originou a criação do Programa Estadual de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na Rede Pública de Saúde. Assim, pacientes ou seus responsáveis receberão uma pensão, que ainda não teve o valor anunciado.

Além disso, ela também garante que os planos de saúde não possam limitar consultas no tratamento das pessoas com a doença.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp