Esporte

Mesmo Campeão, Vitória fecha o ano com baixo aproveitamento; saiba quanto

Victor Ferreira / EC Vitória
Péssimo início de ano refletiu diretamente nos números do Rubro-Negro baiano  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / EC Vitória
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 12/12/2023, às 17h36



O ano acabou, mas a temporada ainda não saiu do Esporte Clube Vitória. Os números registrados pelo clube baiano ainda são observados e acabam por colocar os pés da torcida do Leão da Barra no chão. O fato é que o Vitória fez uma temporada de recuperação até conquistar o título inédito do Campeonato Brasileiro da Série B.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Como toda recuperação, é preciso contabilizar tudo o que aconteceu de janeiro à dezembro. E, no que depender dos dados, a euforia vai descer ralo abaixo. Os números gerais do Vitória em 2023, mesmo com o título da Série B são preocupantes. Ter 55% de aproveitamento em uma temporada, pode ter dois significados: um ano de recuperação, como em 2023, ou uma temporada complicada dentro e fora de campo.

Primeiro trimestre

O início do ano do Vitória não foi bom. Depois de um acesso histórico, o Rubro-Negro não engrenou e amarguou mais campanhas decepcionantes. No Campeonato Baiano conseguiu um péssimo sexto lugar, enquanto na Copa do Nordeste foi ainda pior. Na competição regional, o Leão da Barra conquistou uma preocupante sétima posição.

Já na Copa do Brasil, quando se pensava que o time baiano iria virar a chave, mais uma decepção aconteceu. Ao enfrentar o Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, o Vitória foi derrotado por dois a zero e acabou eliminado da competição na primeira fase. O período ruim acabaria por ai, porque na Série B o cenário mudaria completamente.

Segundo semestre

Foi nesse período que a maré virou para o Leão da Barra. Antes da estreia do Vitória na Série B, o Rubro-Negro teve 40 dias de uma pré-temporada forçada. Foi nesse intervalo de tempo que a chave do Rubro-Negro virou.

A partir dai, no dia 16 de abril de 2023, começou a caminhada histórica do Vitória. Na campanha, o Rubro-Negro garantiu números expressivos e saiu de azarão e para campeão de forma inédita da Série B. No início foram cinco vitórias seguidas e durante a competição, o Leão da Barra manteve uma constância para levantar a taça do seu primeiro título brasileiro.

Ao todo, foram 38 rodadas, 72 pontos conquistados, 22 vitórias, seis empates e dez derrotas. A maior sequência positiva do Rubro-Negro na Série B foram seis jogos, enquanto a maior sequencia negativa foram de sete jogos. No final das contas, o ano terminou feliz para o Vitória que buscará, em 2024, não repetir os erros desse ano.

Assista ao Arena BNews da última segunda-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags