Esporte

Nelson Piquet se desculpa por fala racista contra Hamilton; veja o que ele disse

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Piquet se pronunciou em comunicado enviado à imprensa nesta quarta-feira (29)  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 29/06/2022, às 18h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-piloto Nelson Piquet se desculpou após usar um termo racista quando foi se referir ao piloto britânico Lewis Hamilton. Através de comunicado enviado à imprensa nesta quarta-feira (29), o brasileiro disse que não teve intenção de ofendê-lo.

"O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções", afirmou.

"Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele. Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso", acrescentou.

Após a FIA, a Fórmula 1 e a Mercedes repreenderem a fala de Piquet, Hamilton escreveu em português: "Vamos focar em mudar a mentalidade". "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", afirmou em seu perfil no Twitter.

Em uma entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, Piquet chamou Hamilton de "neguinho" ao comparar os acidentes envolvendo os pilotos Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, na largada do GP do Japão, e o que ocorreu 31 anos depois, no GP da Inglaterra.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp