Esporte

Nike veta termos e nomes de matriz africana na customização de camisas da seleção brasileira

Foto: Divulgação CBF
Palavras cristãs, como "Jesus" e Cristo", no entanto, estavam liberadas  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação CBF

Publicado em 16/08/2022, às 11h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciaram, recentemente, as novas camisas da seleção brasileira de futebol masculino, da Copa do Mundo 2022. Nas opções de compra no site da empresa, é possível customizar a peça com nomes e números na parte traseira, mas há limitações.

Além da proibição da customização com os nomes dos candidatos à Presidência da República uma outra polêmica veio à tona por esses dias: o uso de alguns termos africanos nas camisas.

Segundo reportagem de O Globo, foi verificado que termos como "Exu" e "Ogum", de religiões como Umbanda e Candomblé, não eram permitidos pelo sistema da Nike, enquanto palavras e nomes cristãos, como "Jesus" e Cristo", estavam liberadas.

A situação não se limita especificamente às religiões de matriz africana, mas a algumas nomeclaturas, pois palavras como "Iemanjá" e "Oxóssi", também nomes de orixás, eram permitidas no sistema.

Em nota, a Nike informou que houve uma falha pontual e que está sendo corrigida. Mas isso não implica a liberação das palavras: a empresa optou por proibir todos os termos de cunho religioso. Segundo a multinacional, "não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões" e pontuou que revisa o sistema para ampliar os termos proibidos constantemente.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp