Esporte

Nova arte marcial é foco central em evento de luta em Lauro de Freitas; saiba detalhes

Divulgação / Conder
Extreme Dirty Boxing, que ocorrerá em evento de luta em Lauro de Freitas, foi criado pelos brasileiros e Cesar Carneiro e Daniel Valverde  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Conder
Douglas Santana e Tácio Caldas

por Douglas Santana e Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 03/03/2024, às 20h05 - Atualizado às 20h10


FacebookTwitterWhatsApp

Uma nova arte marcial está nascendo e será apresentada pela primeira vez na Bahia. Uma modalidade que mistura o boxe com o muay thay foi criada por dois brasileiros e será apresentada em um evento de luta realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. No card principal do Cage Masters Fighting Championship, o "Xtreme Dirty Boxing (XDB)" promete desafiar todos os limites do boxe e do muay thay clinch.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

De acordo com Daniel Valverde, um dos donos da MMA Masters, a criação dessa nova modalidade surgiu após seu sócio observar alguns "problemas" na prática do boxe. De acordo com ele, os lutadores "usavam o cotovelo" durante os confrontos.

Na verdade, surgiu do meu sócio, Cesar Carneiro, que sempre comentava comigo: ‘Poxa Daniel, às vezes no box acontece por acidente, os caras botam cotovelo, às vezes até intencionalmente’. Ele sempre falava comigo, até que um dia a gente sentou e desenvolveu as regras desse esporte de combate. Isso já tem bastante tempo, mandamos as regras para a Comissão Atlética da Flórida e foi aprovada", contou Valverde.

O treinador, que é baiano, também justificou o porquê da escolha da Bahia como local para a estreia da modalidade. "Decidimos fazer esse evento no Brasil, por ser a nossa terra, por ser um celeiro de grandes campeões, um celeiro de atletas e por ser também a terra do box. Então nada mais justo do que dois baianos voltarem à casa e dar essa oportunidade para os atletas brasileiros de estarem mostrando o seu potencial e de lutar contra atletas estrangeiros", explicou o treinador baiano.

Daniel Valverde ainda falou sobre a nova modalidade e sobre o potencial do novo esporte para os amantes do "Mixed Martial Arts (MMA)". Para ele, o XDB tem um grande potencial e pode se destacar no futuro entre os atletas do MMA.

Eu acho que o potencial do "Xtreme Dirty Boxing" é imenso. Eu tenho certeza de que isso vai ser um sucesso mundial. Isso vai atrair fãs do boxing, do MMA, do Muay Thai, luta em geral. [As pessoas] vão poder ver atletas ali lutando numa modalidade diferente. A gente espera ter grandes nomes do boxing competindo, campeões de Muay Thai, campeões de MMA, se enfrentando nessa nova era do esporte de combate. Com certeza o potencial é imenso, é gigantesco", afirmou Daniel Valverde.

LUTA PRINCIPAL DO CAGE MASTERS FIGHTING CHAMPIONSHIP

O card principal da luta será entre Dominique Julião e o norte-americano Andrews Rodriguez. De acordo com Valverde, essa luta será muito boa pelo talento que os dois atletas possuem para o MMA.

Essa luta entre o americano Andrews e o brasileiro Julião, vai ser uma luta muito boa, são dois atletas muito bons. O Andrews é um atleta muito habilidoso e o Julião, um cara que vem também do Muay Thai, bastante duro, com várias lutas, com experiência. Então a expectativa é grande, esperamos um grande show. Todo o card do evento está muito bom", detalhou o treinador baiano.

HISTÓRIA

Daniel Valverde e César Carneiro, são baianos de Salvador possuem origens diferentes no esporte. Valverde vem do Judô enquanto Carneiro vem da Capoeira. Juntos fundaram a MMA Masters e já treinaram diversos atletas renomados. Entre eles os brasileiros Anderson Silva e Amanda Nunes, e o canadense George St. Pierre.

Assista ao Arena BNews dessa sexta-feira (1º):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp