Esporte

O fim vai ser o mesmo? Campanha do Brasil nas Eliminatórias é semelhante à de 2002

Rafael Ribeiro/CBF
Apesar da pior campanha, alguns veem esperança na trajetória do Brasil rumo ao Mundial de 2026, semelhante a 2002  |   Bnews - Divulgação Rafael Ribeiro/CBF
Analu Teixeira

por Analu Teixeira

Publicado em 10/09/2025, às 18h33



A Seleção Brasileira concluiu as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 registrando a pior campanha de sua história. Apesar do desempenho decepcionante, há quem veja um lado positivo: os números lembram de perto a trajetória rumo ao Mundial de 2002, ano em que o Brasil levantou sua última taça de campeão mundial. 

Foram 18 rodadas disputadas, e em ambas as edições o time acumulou seis derrotas. A diferença ficou nas vitórias: em 2002, a Seleção venceu noves vezes, enquanto agora, em 2026, alcançou apenas oito triunfos. 

Na classificação final, o Brasil encerrou a atual campanha de 5º lugar, somando 28 pontos, contra a 3º posição e 30 pontos conquistados no ciclo de 2002. 

Um detalhe importante: o formato também mudou. Antes, apenas quatro seleções garantiam vaga direta, mas a ampliação da Copa do Mundo de 32 para 48 participantes aumentou o número de classificados para seis.

Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)