Esporte

Patrocinadores da seleção brasileira expressaram insatisfação com gestão de Ednaldo Rodrigues

Rafael Ribeiro/CBF
Carta foi enviada à CBF no dia 28 de novembro, uma semana depois do clássico entre a seleção brasileira e Argentina  |   Bnews - Divulgação Rafael Ribeiro/CBF
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

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Publicado em 08/12/2023, às 22h05


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A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem vivido momentos de tensão desde o anúncio da destituição do presidente Ednaldo Rodrigues. Segundo publicação do ge, os três principais patrocinadores da seleção brasileira enviaram uma carta conjunta para a CBF na qual expressaram "profunda insatisfação" com a gestão do baiano.

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A carta foi enviada no dia 28 de novembro, uma semana depois do clássico entre Brasil e Argentina, no Maracanã, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Itaú, Mastercard e Vivo reprovaram o modelo de gestão administrativa e liderança adotada pela confederação. Exevutivos de marketing das três empresas assinaram o documento contendo duras críticas à maneira como a CBF organizou o jogo entre Brasil e Argentina.

"O recente jogo [...] revelou preocupações significativas e generalizadas para a toda a sociedade. Essas preocupações vão desde o desrespeito ao torcedor no acesso aos ingressos e ao estádio, como a gestão da situação de violência e o manejo da própria Seleção", diz uma parte da carta.

Ainda segundo a publicação do ge, os patrocinadores pediram uma reunião com o presidente, porém o pedido não foi atendido.

Confira o pronunciamento da CBF enviado ao ge:

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirma que, de fato, recebeu uma manifestação - educada e respeitosa, vale ressaltar - por parte destes três patrocinadores, em relação a fatos ocorridos no jogo entre Brasil e Argentina. O mesmo sentimento de insatisfação vindo dos patrocinadores, coincide com a insatisfação que a CBF também teve com os fatos ocorridos na partida.

A CBF recebeu as observações e reclamações descritas na mensagem, que foram prontamente respondidas com os devidos esclarecimentos diante dos lamentáveis fatos ocorridos no estádio.

A CBF destaca que a pronta resposta aos questionamentos de seus patrocinadores, vem do fato de que a entidade tem uma boa relação com seus parceiros, haja visto que, destas três empresas, duas renovaram contrato na atual gestão. Uma delas, a operadora Vivo, inclusive, renovou seu contrato com a CBF recentemente.

Há menos de um mês, o Diretor de Marketing e Comercial da CBF, Lenin Franco - dentro de uma de suas atribuições, que é a de estreitar a aproximação com os patrocinadores - , esteve reunido com eles em São Paulo, com o intuito de ouvir as demandas e pensar no desenvolvimento de projetos conjuntos.

Também o Secretário Geral da CBF, Alcino Reis, mantém constante contato com as empresas patrocinadoras.

Tão logo a CBF retorne do recesso, as conversas serão retomadas, como de costume e sempre em um canal aberto para ouvir as ponderações e necessidades dos patrocinadores.

A relação de parceria com seus parceiros e patrocinadores na atual gestão tem um perfil completamente diferente do que havia no passado, onde as denúncias de corrupção, escândalos e desmandos afastaram o mercado da entidade.

Essa proximidade da CBF se traduz, por exemplo, no fato de que, nas duas últimas competições mundiais, tanto na Seleção Masculina quanto na Feminina, a CBF convidou seus patrocinadores a acompanhar as competições e promoveu encontros e ativações, onde puderam dar ampla visibilidade às suas marcas.

Uma dessas ativações, a casa dos influenciadores, também foi espaço para a exposição de marca dos patrocinadores, além da realização de eventos e outras iniciativas que antes não existiam e foram introduzidas nestas Copas do Mundo."

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