Esporte

Plano da Conmebol para Copa do Mundo de 2030 perde força nos bastidores; entenda a proposta

Divulgação/FIFA
Ideia enfrenta resistência de outras confederações e falta de consenso interno  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FIFA
José Gabriel

por José Gabriel

Publicado em 24/05/2026, às 12h34



A proposta da Conmebol de ampliar o número de seleções na Copa do Mundo de 2030 de 48 para 64 foi considerada inviável nos bastidores da Fifa. A entidade sul-americana não se manifestou oficialmente sobre o tema, mas outras confederações já teriam vetado a ideia, tornando o projeto praticamente descartado.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube

Segundo o jornal O Globo, o plano da Conmebol previa transformar a edição do centenário da Copa em um torneio com 16 grupos de quatro seleções. A intenção era permitir que Uruguai, Argentina e Paraguai — que até o momento receberão apenas partidas isoladas — sediassem um grupo completo cada antes do Mundial seguir para Espanha, Portugal e Marrocos, responsáveis pela maior parte do torneio.

A Copa do Mundo de 2030 terá um jogo no Paraguai, um na Argentina e a abertura no Uruguai. Em seguida, as partidas serão disputadas na Espanha, Portugal e Marrocos. Nem mesmo dentro da Conmebol há consenso sobre a proposta, o que enfraquece ainda mais a ideia, que caminha para ser descartada.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)