Esporte

Polêmica: ministra Ana Moser diz que Esports não são esportes

Júlio Dutra-MDS
Ministra do Esporte comparou treino de atletas de esports ao da cantora Ivete Sangalo  |   Bnews - Divulgação Júlio Dutra-MDS

Publicado em 10/01/2023, às 15h09   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Esporte e ex-atleta de vôlei, Ana Moser, deu uma declarção polêmica, nesta terça-feira (10), ao dizer que os esportes eletrônicos não são considerados como esportes e, por isso, o ministério não irá investir no seguimento. 

Ana Moser foi além e comparou o treino de atletas de esports ao da cantora Ivete Sangalo e declarou que os esportes eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento, assim como a música.

"A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. "Ah, mas o pessoal treina para fazer". Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte", disse ela em entrevista ao Uol. 

A discussão sobre se Esports são esportes ou não é antiga para a comunidade de jogos eletrônicos e passa pela inclusão de games no programa olímpico. Em março de 2022, o Comitê Olímpico Internacional (COI) descartou a possibilidade de realização de campeonatos de games que não envolvam atividade física nas Olimpíadas. Por outro lado, o COI anunciou que Singapura será sede da Semana Olímpica de Esports em 2023.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp