Esporte

Por suspeita de manipulação, Campeonato Boliviano é anulado e será refeito

Divulgação / FBF
Campeonato Boliviano será definido através de torneio "relâmpago"  |   Bnews - Divulgação Divulgação / FBF
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 05/09/2023, às 19h07


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho da Divisão Profissional do Campeonato Boliviano e da copa nacional decidiu anular as edições de 2023 dos torneios devido à suspeitas de manipulação de resultados. A decisão foi proferida nesta terça-feira (05) e a Federação Boliviana de Futebol (FBF) irá consultar a Conmebol para realizar um torneio "relâmpago", que termine em dezembro, para refazer as competições nacionais da temporada.

"O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados", disse o presidente da federação, Fernando Costa.

A decisão é fruto dos últimos casos de corrupção e suspeita de manipulaçaõ de resultados nos torneio nacionais da Bolívia. Marcos Rodriguez, presidente do clube Vaca Díez, solicitou hoje a licença de seu cargo, uma vez que é suspeito de envolvimento.

Já o presidente do Independiente Petrolero, Jenny Montaño, afirmou que quatro jogadores de seu clube estavam envolvidos no esquema. 

"Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia", declarou o presidente da FBF.

Clubes bolivianos solicitaram a destituição de membros da Comissão da Arbitragem do Campeonato Boliviano, cujo líderes são: Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo, já que árbitro também estariam envolvidos no esquema de manipulação dos resultados.

O torneio "relâmpago" proposto pela federação tem o intuito de definir o rebaixamento e a promoção de times, além da destinação das vagas para as competições continentais.

O primeiro adversário da seleção brasileira nas eliminatórias sul-americanas é justamente a Bolívia. O jogo entre as seleções está marcado para acontecer na próxima sexta-feira (08), às 21h45, em Belém.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp