Esporte

Relembre os recordes e momentos mais marcantes da carreira de Pelé

Reprodução/Instagram - @pele
O ídolo do futebol faleceu nesta quinta-feira (29), e deixou um legado eterno para milhões de brasileiros  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram - @pele

Publicado em 29/12/2022, às 17h25   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

O Rei do Futebol, que faleceu nesta quinta-feira (29), com 82 anos, em decorrência de um câncer de cólon, deixou momentos marcantes para a história do futebol nacional e mundial.  Pelé, imortalizado na Camisa 10 da Seleção Brasileira, foi o único a ganhar três Copas do Mundo como jogador e marcou mais de 1.200 gols.

O artilheiro, considerado como o maior de todos os tempos, fez 77 gols com a camisa do Brasil, número alcançado por Neymar meio século depois. Seu milésimo gol como atacante ocorreu 1969, em uma cobrança de pênalti em uma partida contra o Vasco, enquanto jogava pelo Santos Futebol Clube. 

O 1° gol de Pelé foi pelo Santos, em 1956, em 7 de setembro daquele ano. Uma das atuações mais marcantes do jogador foi em 1964, quando em uma goleada contra o Botafogo, de 11 a 0, o Rei marcou 8 gols na partida. 

Com apenas 17 anos, o artilheiro disputou a primeira Copa do Mundo e trouxe o 1° título mundial para o Brasil. O Rei ainda repetiu a vitória em anos seguintes e saiu como campeão mundial em 1962 e 1970. O Rei segue sendo o mais jovem campeão mundial da história.

Durante uma temporada, em 1959, Pelé marcou 126 gol entre jogos com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira, se tornando o jogador com o maior número de gols marcados em um ano, segundo a FIFA. 

Além disso, ele foi o jogador que mais marcou gols na história, com um total de 1281. O astro encerrou a carreira em 1977, após uma passagem brilhante pelo Ney Work Cosmos, nos Estados Unidos.

Em 2000, o rei foi eleito jogador do século pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol), além de ser vencedor do prêmio de Melhor Jogador do Século da FIFA. 

No total, foram dois títulos mundiais pelo Santos, três pelo Brasil e um legado que será eterno para todos os brasileiros. Pelé sempre será celebrado como o maior de seu tempo e seguirá sendo inspiração para milhões de jovens que sonham em ser um jogador profissional de futebol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp