Esporte

Saiba quem é Gabriel Bortoleto, piloto que fez o Brasil voltar à F1 após seis anos

Divulgação | Invicta Racing
Brasileiro foi campeão da Fórmula 3 e lidera o campeonato da Fórmula 2  |   Bnews - Divulgação Divulgação | Invicta Racing
Alex Torres

por Alex Torres

Publicado em 03/11/2024, às 09h10 - Atualizado às 10h42



Os brasileiros fãs de automobilismo tiveram uma excelente notícia na noite deste sábado (2). Após seis anos de espera, o Brasil voltará a ter um piloto no grid principal da Fórmula 1. O escolhido será o jovem Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos.

A equipe que será responsável por dar a primeira oportunidade para o brasileiro será a Sauber. Ele deverá ter como companheiro de equipe o alemão Nico Hulkenberg, que já foi colega de Rubens Barrichello nos tempos de Willians, em 2010.

Bortoleto é considerado uma das grandes promessas brasileiros do automobilismo. Em 2023, ele estreou como piloto de Fórmula 3 na Trident Motorsport e já conseguiu se sagrar campeão. Neste ano, o brasileiro chegou na Fórmula 2 e, até o momento, vai liderando o campeonato com 4,5 pontos de distância para Isack Hadjar.

No mesmo ano em que começou a se destacar na Fórmula 3, Bortoleto assinou contrato com a McLaren, onde integrava a academia de jovens pilotos. No entanto, sem possibilidade de assumir o assento na equipe, que já terá Lando Norris e Oscar Piastri, o brasileiro preferiu rescindir e acertar com a Sauber.

Outras tentativas

A última vez em que o Brasil começou a temporada de Fórmula 1 com um piloto no grid foi em 2017, com Felipe Massa na Willians. Em 2020, após grave acidente com o francês Romain Grosjean no GP do Bahrein, Pietro Fittipaldi deixou o posto de reserva da Haas e guiou nas duas últimas corridas, mas não permaneceu no ano seguinte, perdendo a vaga para o contestado Nikita Mazepin. 

Desde então, Fittipaldi segue como piloto reserva da Haas, mas não guiou mais o carro em corridas oficiais. Outro que também teve oportunidade como suplente foi Felipe Drugovich, que chegou a estar na reserva da McLaren, em 2023, e agora ocupa o mesmo posto na Aston Martin.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp