Esporte
O cargo de diretor de futebol do Esporte Clube Vitória tem dono e a escolha foi 'caseira'. O escolhido foi Manoel Pontes Tanajura Neto, que já estava no clube, onde exercia a função de gerente de futebol. Logo de cara, o nome é bastante familiar, visto que ele é neto de Manoel Pontes Tanajura e filho de Manoel Pontes Tanajura Filho, ambos ex-presidentes e o primeiro deu nome ao CT do clube.
Manequinha, como é carinhosamente apelidado dentro do clube, tem apenas 27 anos e sempre carregou uma certa desconfiança devido a relação familiar. No entanto, mesmo com a pouca idade, ele já acumula importantes experiências e vê no Vitória a oportunidade de explorar o conhecimento adquirido e se provar na função.
O começo de Tanajura Neto se deu ainda como estagiário, onde passou por vários departamentos, como o setor de desempenho e pelo setor de análise. Ele deixou o clube depois de dois anos e aproveitou para rodar em outras vertentes do mercado, mas ainda dentro do futebol.
Em 2021, ele retornou ao Vitória, já exercendo a função de gerente de futebol do clube, onde permaneceu até julho desse ano, quando ocorreu a saída de Ítalo Rodrigues do cargo de diretor e Manequinha assumiu interinamente desde então.
"Tive a oportunidade de trabalhar com cinco diretores de futebol diferentes. Pude aprender bastante com todos eles, sugar a experiência negativa e positiva para que eu possa estar preparado. Essa oportunidade apareceu e hoje me sinto preparado devido a todo esse histórico que pude consumir com quem aqui passou", disse o atual diretor de futebol do Leão da Barra.
Fluente em quatro idiomas, Manoel Pontes Tanajura Neto fez curso de gestão da CBF e també pela UEFA, onde teve um ano de idas e vindas na Europa, visitando países como Suíça e Inglaterra, e também conhecendo outras realidades.
"Tive contato com clubes do mundo todo, acompanhando gestão de Ludogorets, Arsenal, Shakhtar... A gente termina também fazendo um networking e abrindo um pouco o horizonte e a mente para uma nova perspectiva, um novo modelo de gestão que no Brasil ainda não são praticados. Conseguimos trazer muitas coisas para o Vitória que foram adquiridas nessas experiências", completou.
Ao todo, seis contratações foram feitas pelo Vitória desde que Manequinha assumiu a função, em julho deste ano. Foram eles: os zagueiros Neris e Edu, os voltantes Ricardo Ryller e Filipe Machado, e os atacantes Carlos Eduardo e Gustavo Mosquito.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Lançamento com desconto
famoso copo
Super descontos
Muito barato