Esporte

Saiba tudo o que aconteceu no julgamento de Daniel Alves; sentença ainda não foi confirmada

Reprodu / Redes Sociais / Instagram / @danialves
Ex-jogador do Bahia, julgamento de Daniel Alves já foi concluído  |   Bnews - Divulgação Reprodu / Redes Sociais / Instagram / @danialves
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 08/02/2024, às 07h28 - Atualizado às 07h30


FacebookTwitterWhatsApp

O julgamento do ex-lateral direito do Bahia e da seleção brasileira, Daniel Alves, finalmente chegou ao fim na Espanha. Acusado de agressão sexual por uma mulher, o atleta participou de três dias de julgamento e depoimentos. Dani Alves, como também é conhecido, segue detido preventivamente em um presídio na cidade de Barcelona.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O que aconteceu?

Durante todo o julgamento, diversas testemunhas foram ouvidas pela justiça. Entre elas estiveram a vítima, amigos, policiais e funcionários da boate. Daniel Alves foi o último a ser ouvido pela Justiça espanhola.

Durante o seu depoimento, o jogador chorou ao lembrar do caso e afirmou ter exagerado no consumo de bebidas álcoolicas na noite do suposto crime. Além disso, o ex-jogador também voltou a negar que tenha praticado estupro contra a vítima. Ao todo, foram quase 20 minutos de depoimento, todo o tempo usado pela advogada de defesa do atleta. Não há detalhes sobre os depoimentos da vítima e das testeminhas.

Divergência na punição

A defesa do ex-lateral direito da seleção brasileira, por entender que o depoimento da vítima e dos amigos seriam ilegais, pediu que as falas fossem desconsideradas. Com esse pedido, os advogados do brasileiros pleiteavam a absolvição de Daniel Alves. Sem obter sucesso, a defesa do brasileiro sugeriu uma pena alternativa: um ano de prisão - que já foi cumprido - somado a uma multa de € 50 mil. Este valor equivale a R$ 266, 7 mil na cotação atual do Banco Central do Brasil (BCB).

A tendência é que o pedido da defesa seja desconsiderado, mas ai que começa a divergência no pedido da punição. Enquanto a acução pede uma punição exemplo, que seria com o tempo máximo de detenção de 12 anos, o Ministério Público da Espanha sugeriu uma sanção mais branda. O órgão espanhol pediu nove anos de detenção para o jogador brasileiro.

Vale lembrar que, independente da sanção, por já ter cumprido um ano de prisão, Daniel Alves só cumpriria o restante. Neste caso seriam 11 ou oito anos de detenção.

Definição da sentença

Apesar do julgamento e de todas as testemunhas terem sido ouvidas, ainda não há um prazo oficial para que o ex-jogador brasileiro saiba qual a sua sentença. Alguns veículos de mídia espanhóis indicam que a definição sairá em 15 dias, outros dizem que não há um prazo determinado, mas especula-se que a decisão da sentença de Daniel Alves seja proferida em definitivo dentro de um mês.

Assista ao Arena BNews da última segunda-feira (7):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp