Esporte

Salvador sedia circuito baiano de xadrez

Reprodução/Instagram
A competição começou em março e vai até junho, com as categorias rápida e blitz  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 27/04/2023, às 08h42 - Atualizado às 08h42


FacebookTwitterWhatsApp

Durante os dias 9 de abril e 1º de maio ocorre o 17º Campeonato Mundial de Xadrez de xadrez em Astana, capital do Cazaquistão. Enquanto isso, a Bahia também vem sendo palco do Circuito de Xadrez Pinto Paiva, promovido pela Federação Baiana de Xadrez (FBX) e Clube Pinto Paiva no Clube Costa Verde (Salvador).

A competição começou em março e vai até junho. A cada semana, enxadristas amadores e mestres se alternam em combates rápida e blitz, que teve início no dia 11 de março.

A prática do xadrez na Bahia não está restrita à capital. O Clube de Xadrez Irecê tem uma comunidade de mais de 100 participantes, realiza diversos campeonatos e outros eventos. O clube tem enxadristas com destaque como Amanda Alecrim, vice-campeã na categoria feminina do 62º Campeonato Baiano realizado em Salvador em janeiro de 2023.

Já o Itaberabão, grupo com integrantes das cidades de Itaberaba e Andaraí, na Chapada Diamantina e no Piemonte do Paraguaçu, realiza torneios semanais desde novembro de 2020 plataforma virtual Lichess, e conta com mais de 1300 participantes e torneios diários dividido por temporadas. As competições são transmitidas nas plataformas Youtube e Twitch.

O resultado parcial da quarta etapa do circuito blitz coloca em evidência talentos dos enxadristras negros. Nailton Machado, auxiliar administrativo e instrutor de xadrez, Alan Florêncio, analista de sistemas, que estão em primeiro e terceiro lugar dividindo a liderança com Luciano Zalio, tetra campeão baiano. Nailton e Alan três fazem parte de Ô Rei, Clube de xadrez, fundado em 2022 e que reúne uma comunidade de enxadristas amadores e profissionais, que se identifica com ideais progressistas de transformação social.

A prática do xadrez na Bahia vem se expandindo. No entanto, a participação feminina ainda é considerada incipiente. O torneio Aberto do Brasil realizado em Salvador em janeiro deste ano contou com a participação de 76 enxadristas - entre eles, apenas 6 mulheres. Para promover e agregar as mulheres enxadristas, foi criada em 2013 a Liga Brasileira de Xadrez Feminino (LBFX). Atualmente, a entidade conta com mais de 280 participantes.

Os interessados em participar do Circuito de Xadrez Pinto Paiva devem comparecer no Clube Costa Verde, localizado na Av. Orlando Gomes, no bairro de Piatã. Os mensalistas do clube podem participar da competição de forma gratuita. Os demais interessados precisam pagar uma taxa de R$ 25,00 por etapa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp