Esporte

Seleção Brasileira fatura prêmio Fair Play da Fifa por ato histórico na Espanha; entenda

Reprodução/Fifa The Best
Ato histórico contra racismo na Espanha rende prêmio da Fifa para Seleção Brasileira  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Fifa The Best
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 15/01/2024, às 20h09


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a realização da cerimônia do Prêmio Fifa The Best, a Seleção Brasileira foi reconhecida no prêmio Fair Play da entidade máxima do futebol mundial. A ação premiada foi pela utilização da camisa preta no jogo contra Guiné, na Espanha, após os atos racistas contra o jogador Vinicius Júnior.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Os jogadores da Seleção utilizaram de forma inédita o uniforme especial, lançado em 2022, ao longo de todo primeiro tempo daquela partida amistosa. A camisa também trouxe um patch com o lema "com racismo não tem jogo". Na ocasião, antes do apito inicial os jogadores também se ajoelharam e se sentaram no gramado, em forma de protesto.

Para receber o prêmio, algumas estrelas que vestiram a amarelinha foram convidadas, como: o ex-zagueiro Roque Júnior, os ex-laterais Cafu, Belletti e Roberto Carlos, o ex-goleiro Julio Cesar e o ex-atacante Ronaldo Fenômeno. Quem se pronunciou aos microfones foi o capitão do penta.

Sempre quando se fala de inclusão social, se fala de futebol, de esporte. E futebol é uma das maiores ferramentas de inclusão social no mundo. O que nós estamos vivendo é tentando ter um direito de igualdade dentro da sociedade. O futebol leva isso. E nós vamos levar isso. O racismo é uma questão de educação”, inicia.

E completa:

Vamos educar as pessoas para que possamos viver em um mundo de igualdade. Desigualdade não serve no mundo do futebol. Temos essa ferramenta, que é o futebol. Vamos usá-la para integrar a sociedade tendo o mesmo direito de igualdade”, disse Cafu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp