Esporte

Surfista baiano que morreu após cair de onda gigante em Portugal será cremado

Reprodução/Facebook
Márcio Freire sofreu uma parada cardíaca e os socorristas tentaram reanimá-lo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 07/01/2023, às 20h04   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O corpo do surfista baiano Márcio Freire, de 47 anos, será cremado em Portugal. Conhecido por ser praticante das ondas gigantes, ele morreu depois de cair de uma onda enquanto praticava surf rebocado em uma praia em Nazaré, no país europeu, na quinta-feira (5).

Márcio sofreu uma parada cardíaca e os socorristas tentaram reanimá-lo, conforme informado pelas autoridades marítimas. O brasileiro, no entanto, não respondeu aos estímulos e acabou morrendo no local.

Além das informações cedidas pelas autoridades marítimas portuguesas, o amigo do surfista, Pietro França contou como foi o acidente do brasileiro.

“Foi na remada. Ele pegou uma bomba, todo mundo viu, e caiu. Foi para baixo e não voltou, ficou todo mundo tentando achar. Só que ele estava só com o colete normal, sem o inflável”, explicou Pietro em entrevista ao site “Waves”.

O surfista português Nic Von Rupp também comentou o ocorrido em entrevist ao jornal L'Équipe. "Estávamos todos na água, eram por volta das 16h. Marcio pegou a primeira onda da série. Foi rebocado pelo Lucas (Chumbo). Mas ele desapareceu por alguns minutos. Isso acontece o tempo todo. Nestes casos, a equipe de resgate vai buscar o surfista e nunca há problema. Ele desapareceu por três ondas. E todos nós sabemos que com o tempo de três ondas fica perigoso", disse.

Ele ainda contou que Márcio teve dores de cabeça antes do acidente: "As ondas estavam boas o dia todo e não eram grandes. Eram cerca de 5 metros. Falei com ele algumas horas antes e ele estava calmo, feliz, até com um grande sorriso. Lembro também que ele me confidenciou que sentia dores de cabeça."

Confira a nota da Autoridade Marítima Nacional de Portugal:

Um homem de 47 anos, de nacionalidade brasileira, morreu esta tarde depois de ter sofrido uma queda enquanto praticava surf rebocado na praia do Norte, no concelho da Nazaré.

Na sequência de um alerta recebido pelas 16h20, através dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, a informar para a queda de um surfista na praia do Norte, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré. Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM.

O surfista, um homem de 47 anos e de nacionalidade brasileira, foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à atividade, tendo os nadadores-salvadores verificado que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, iniciando de imediato as manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM, que prosseguiram com as manobras.

Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelos elementos do INEM. Foi contactado o Ministério Público e o corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio aos familiares da vítima.

O Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta da ocorrência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp