Esporte

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti pode receber homenagem da ALBA

Rafael Ribeiro/CBF
Carlo Ancelotti vai comandar a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo deste ano  |   Bnews - Divulgação Rafael Ribeiro/CBF
Héber Araújo

por Héber Araújo

Publicado em 07/05/2026, às 15h19



Famoso por sua carreira como jogador de futebol na Europa e também por ser o atual técnico da Seleção Brasileira, o italiano Carlo Ancelotti pode se tornar baiano. Isso porque a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) analisa homenagear o treinador da seleção com o Título de Cidadão Baiano.

A proposta de homenagem foi apresentada pelo deputado estadual Marcelinho Veiga (PP), que justificou a sua homenagem busca o “reconhecimento a sua notável trajetória no futebol mundial, a sua contribuição ao esporte e a sua aproximação com o povo brasileiro e, em especial, com o Estado da Bahia”.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

“Ao assumir o comando da Seleção Brasileira, Ancelotti passa a integrar de forma direta a história de um país onde o futebol é mais do que esporte: é identidade cultural, expressão popular é instrumento de união nacional. No Brasil — e especialmente na Bahia — o futebol pulsa nas ruas, nos campos e nos corações do povo, sendo elemento central da nossa cultura e do nosso modo de viver. A Bahia, berço de manifestações culturais únicas e de um povo acolhedor, tem no futebol uma de suas maiores paixões”, diz um trecho do documento.

“A concessão do Título de Cidadão Baiano a Carlo Ancelotti simboliza, portanto, o reconhecimento não apenas de sua extraordinária carreira, mas também da sua contribuição para o fortalecimento dos laços entre o futebol brasileiro e o cenário internacional, bem como da valorização do esporte como ferramenta de integração entre povos e culturas”, completou.

Ancelotti esteve na capital baiana durante o Carnaval deste ano, onde aproveitou a folia momesca no Camarote Salvador. Durante a passagem do trio de Bell Marques, o cantor reconheceu o técnico e disse que o “Brasil depende de você”.

“Ancelotti, um abraço, boa sorte para essa seleção que está chegando aí. Depende de você! Se precisar jogar água benta, pode deixar comigo!” disse Bell. O técnico vai comandar a seleção Brasileira durante a Copa do Mundo que ocorrerá no próximo mês de junho, nos Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)