Esporte

Treinador é suspenso após fala machista em partida contra o Bahia, mas pode não cumprir sentença; entenda

Reprodução/Site STJD
Além da suspensão, o treinador também pagará uma multa de R$ 50 mil por fala machista  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Site STJD
José Gabriel

por José Gabriel

Publicado em 02/02/2026, às 08h07



O técnico Ramón Díaz foi suspenso por seis jogos em razão de uma fala machista proferida à época em que treinava o Internacional. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu punir o treinador argentino mesmo ele estando atualmente sem clube, após ter sido demitido do Colorado em novembro do ano passado.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube

Além do gancho de seis partidas, Ramón também foi multado em R$ 50 mil por infringir o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da “prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou pessoa com deficiência”. O julgamento ocorreu na última sexta-feira (30), e ainda cabe recurso.

Apesar da decisão do STJD, Ramón Díaz ficará com a pena pendente de cumprimento caso acerte com algum clube brasileiro. Ou seja, se o treinador não voltar a comandar equipes no Brasil, a suspensão não será efetivamente cumprida.

Declaração de Ramón Díaz
A declaração que motivou a punição ocorreu após o empate entre Internacional e Bahia, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Na ocasião, Ramón Díaz reclamou de um gol anulado a favor do Internacional após o árbitro, com auxílio do VAR, identificar falta na origem da jogada.

Tenhamos muito cuidado, que o clube tenha muito cuidado com os árbitros, com o que aconteceu hoje. Já passou uma partida em que o Romero fez o gol e também o anularam. Que tenham muito cuidado. Isso temos que ter muito cuidado. Vou falar com o presidente. Não pode ser que, em um clube tão importante, aconteça o que aconteceu hoje. Foi incrível. O futebol é para homens, não é para meninas, é para homens”, declarou o argentino na ocasião.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)