Esporte

UEFA divulga novo formato da Champions League a partir da próxima temporada; saiba detalhes

Divulgação / UEFA
Competição passará a ter 36 equipes a partir da próxima temporada  |   Bnews - Divulgação Divulgação / UEFA

Publicado em 04/03/2024, às 15h23   Cadastrada por Luiz Guilherme


FacebookTwitterWhatsApp

A competição mais tradicional de clubes irá sofrer mudanças para a próxima temporada. Nesta segunda-feira (4), a Uefa divulgou o novo formato da Champions League que será implementado a partir da temporada 2024/25.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A competição, que antes era dividida em grupos com 32 equipes, será substituída por uma fase em formato de liga, com 36 clubes. Cada equipe disputará oito partidas nesta fase, tendo seus adversários definidos via sorteio. Os times serão divididos em quatro potes seguindo critérios específicos. Cada componente enfrentará duas equipes de cada pote, com metade dos jogos disputados em casa e a outra metade como visitante.

Diante disso, os oito clubes de melhor campanha nessa primeira fase da liga garantirão vaga direta nas oitavas de final. Os times que ficaram entre a 9ª e 24ª posição irão disputar um playoff valendo oito vagas nas oitavas. Já os colocados entre a 25ª e a 36ª serão diretamente eliminados.

Das oitavas de final em diante, o formato se mantém, com as equipes se enfrentando em jogos de ida e volta, de forma eliminatória, sem critério de desempate por gols fora de casa. A final também segue sendo disputada em partida única.

Quatro vagas extras

A classificação direta para a Liga dos Campeões continuará referente a posição final dos clubes em suas competições nacionais da temporada anterior, combinada com a posição de cada associação na classificação do coeficiente de clubes da associação.

No entanto, a competição agora terá 36 equipes e não mais 32. As outras quatro vagas extras serão distribuídas da seguinte forma:

  • Primeira vaga: Esta vaga irá para o clube classificado em terceiro lugar no campeonato da federação, na quinta posição na lista de acesso, que é determinada pelo ranking de coeficientes de clubes da federação da UEFA.
  • Segunda vaga: Esta vaga será concedida a um campeão nacional, ampliando de quatro para cinco o número de clubes qualificados através do caminho dos Campeões do processo de qualificação da competição, que consistirá em quatro pré-eliminatórias.
  • Terceira e quarta vagas: Essas vagas irão para as federações com melhor desempenho coletivo de seus clubes na temporada anterior (ou seja, o coeficiente de clube da associação da temporada anterior). Cada uma dessas duas federações ganhará um lugar automático na fase da liga além das vagas habituais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp