Esporte

Vini Jr depõe contra insultos racistas de torcedores do Valencia e clube se revolta; entenda

Reprodução/Instagram
Segundo fontes, Vini Jr confirmou que foi vítima de racismo e pretende seguir com ação judicial  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 05/10/2023, às 12h04


FacebookTwitterWhatsApp

O atacante Vinícius Junior se apresentou, nesta quinta-feira (5), ao tribunal de Madri, na Espanha, para prestar depoimento sobre as ofensas racistas que recebeu de torcedores do Valencia, no estádio Mestalha, no dia 21 de maio.

De acordo com a agência de notícias EFE, o brasileiro confirmou que foi vítima de racismo e pretende seguir com ação judicial por isso. Segundo a ESPN, os advogados dos três acusados disseram que Vinícius "é chamado de macaco porque é um provocador".

Os três acusados, homens entre 18 e 21 anos que não tiveram seus nomes divulgados porque a jurisdição espanhola não permite, estão sendo investigados por delitos de ódio, já que na Espanha não há uma lei específica que puna casos de racismo.

Valencia se revolta

Em comunicado oficial, o Valencia acusou Vinícius Júnior de proferir 'mentiras infundadas' e exigiu uma retratação púlbica por parte do jogador.

Veja a nota:

"Em relação à informação publicada sobre a declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinícius Jr., afirmando que todo o estádio Mestalla o lançou insultos racistas no jogo entre Valencia CF e Real Madrid CF na temporada passada, o Clube deseja manifestar a sua surpresa, rejeição e indignação.

Como o próprio treinador Carlo Ancelotti reconheceu publicamente, em nenhum caso o comportamento pode ser generalizado a todo o estádio do Mestalla.

O Clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Esta questão exige o envolvimento de todos e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações.

Os torcedores do Valencia não podem ser classificados como racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração esta manhã".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp