Esporte
por Tácio Caldas, Matheus Simoni e Victoria Alves
Publicado em 04/09/2025, às 18h22 - Atualizado às 18h30
Depois de muito burburinho nas redes sociais sobre um suposto pedido de empréstimo do Vitória, o Arena BNews conseguiu detalhes sobre os bastidores e para que serve o montante solicitado pelo rubro-negro.
Se especulou que a situação financeira do Leão estava delicada e que, por isso, não haveria recursos nem para quitar salários até o final do ano. Fontes chegaram a afirmar que essa nova verba seria proveniente de um empréstimo vindo de uma outra casa de apostas que não seria a patrocinadora master do 'Colossal’, a 7K.
Sobre valores, informações obtidas pelo BNews junto a fontes do conselho do clube apontaram que, inicialmente, o acordo daria R$ 43 milhões líquidos para os cofres do Vitória e, em contrapartida, o Rubro-Negro cederia uma parcela de suas receitas. Neste caso, o time baiano repassaria 15% da sua cota de televisão recebida da TV Globo para um investidor até o final de 2029.
Havia a informação de que o Conselho Fiscal teria aprovado a movimentação financeira e que o assunto já estaria no Conselho Deliberativo do Vitória. No entanto, ao BNews, o presidente do clube, Fábio Mota, esclareceu que o dinheiro seria proveniente do adiantamento de uma verba de TV. Além disso, o gestor detalhou que todo o recurso iria para o pagamento de dívidas do clube.
Fake total. Não existe isso. O assunto está no Conselho Fiscal, que foi para o Deliberativo. [...] Não tem empréstimo. Após debater o assunto no conselho, faremos nota. Não tem empréstimo, é direito de TV. Não vai ficar devendo. É venda de ativo”, declarou o mandatário rubro-negro.
“(O) Vitória, assim como Sport, Ceará, Fortaleza e CRB recebeu (a) proposta de (um) investidor sobre direito de TV. Todos eles já fizeram e receberam ano passado e já gastaram. Nós submetemos ao Conselho Fiscal e Deliberativo (e) será debatido por eles. No Conselho Fiscal já foi aprovado. [...] Agora vai para o Deliberativo. Caso (seja) aprovado, será para pagamento dos passivos do clube. Justiça do Trabalho, impostos municipais e federais como Perse, Banco Central , instituições financeiras, todos débitos do passado que precisam ser pagos”, disse Mota, citando o Perse, programa do Governo Federal que parcela as dívidas tributárias como FGTS, INSS e IR.
Além disso, o presidente do Rubro-Negro destacou que este movimento financeiro deve afetar vários outros clubes brasileiros e que muitos já aceitaram. “[É uma] proposta de investidor para compra de direito de TV dos 40 clubes da série A e B. 32 já fizeram esta operação. O Vitória foi o único do Nordeste que não vendeu ainda”, concluiu o presidente do Leão.
Assista ao Arena BNews da última terça-feira (02):
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato