Esporte

Vitória não vencia três jogos seguidos na Série A há 15 anos; relembre

Victor Ferreira / ECVitória
A vitória diante do Athletico-PR fez o Leão ter uma boa sequência de vitórias em jogos seguidos na primeira divisão  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / ECVitória
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 04/11/2024, às 13h40 - Atualizado às 13h45



A vitória do Esporte Clube Vitória, de virada, diante do Athletico-PR não só quebrou um longo tabu que perdurava desde 2013, mais sim dois. O Leão da Barra também não sabia o que era vencer três jogos seguidos no Brasileirão Série A há 15 anos.

Da última vez que isso aconteceu, o Rubro-Negro estava na sua segunda temporada na elite do futebol brasileiro, após ter ficado longe por quatro temporadas. O time baiano vinha de um ano na Série A, mas antes tinha passado pelas Série B e Série C.

O caso foi registrado em 2009, quando o time baiano era comandado pelo paulista Vagner Mancini. À época, o Leão superou o Palmeiras e o Internacional no Barradão e bateu o Botafogo, fora de casa. Ao final da temporada, o Vitória encerrou a competição na 13ª colocação e garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2010.

ATUALIDADE

Na atual Série A, o time baiano está lutando contra o rebaixamento e viu suas chances serem reduzidas drasticamente. Na 12ª colocação com 38 pontos, o Colossal precisa de mais três pontos para chegar aos 41 pontos. Segundo os matemáticos da UFMG, com essa pontuação os times ficam com cerca de 0,33% de chances de rebaixamento. Para zerar as possibilidades e escapar de forma matemática, o Vitória precisaria conquistar mais alguns pontos na Série A.

Ao todo seriam preciso mais sete pontos conquistados no certame nacional. Para garantir isso nas próximas rodadas, o Leão teria que vencer o Corinthians no Barradão e o Criciúma no Heriberto Hülse e empatar com o Botafogo, no Rio. Caso não ocorra nesses jogos, o time baiano teria mais três rodadas ou nove pontos para conquistar, como sobredito, sete deles.

Assista ao Arena BNews da última sexta-feira (1º):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp