Esporte

Vitória pode ter alta quantidade de jogos em 2024; saiba quantos

Victor Ferreira / EC Vitória
Rubro-Negro terá quatro competições para disputar na próxima temporada  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / EC Vitória
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 26/12/2023, às 16h21 - Atualizado às 16h27


FacebookTwitterWhatsApp

O Esporte Clube Vitória encerrou a temporada de 2023 no auge da sua história. O ano do rubro-negro baiano saiu do inferno para o céu em questão de oito meses. Nesse período, o Leão da Barra conquistou o acesso para a Série A e coroou com a conquista do primeiro título brasileiro com o título da Série B desse ano. Já em 2024, com a quantidade competições, o Vitória pode chegar a um alto número de jogos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Ao todo, serão quatro competições disputadas pelo Leão no próximo ano: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Com isso em mente, o Leão da Barra sabe que pode fazer até 73 partidas. O detalhe é que, para isso, o Rubro-Negro precisará mostrar que conseguiu superar os 'fantasmas' mais recentes - dos últimos cinco anos -.

Fantasmas

A competição que possui o nível técnico mais baixo é o Baianão 2024. Nela, o Leão não avança de fase há cinco temporadas. Em relação ao título, o último foi conquistado pelo rubro-negro baiano em 2017, ou seja, há seis anos. Nessa competição, a estreia está marcada para o dia 17 de janeiro contra o Jacuipense.

Na Copa do Nordeste, apesar do desempenho irregular nos últimos anos, o Vitória continua sendo o maior vencedor da competição. Legalmente se equivale ao maior rival o Bahia, com quatro títulos. Apesar disso, a torcida rubro-negra ostenta cinco títulos ao considerar a Torneio José Américo de Almeida Filho de 1976, no qual o Leão foi o campeão como mais título do Nordestão. O último título foi registrado em 2010.

Copa do Brasil e Série A

Ao sagrar-se campeão da Série B, o Vitória conquistou o direito de entrar na Copa do Brasil de 2024 na terceira fase. Com isso, o Leão da Barra não passará pelo sufoco dos jogos únicos nos primeiros jogos da competição. Vale lembrar que, neste ano, o rubro-negro baiano foi eliminado na primeira fase diante do Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro.

Com uma meta chegar à quarta fase, ou seja, as oitavas de final, o Leão da Barra pode fazer até 10 jogos. Para isso precisará chegar à decisão e repetir a grande campanha de 2010, quando foi vice-campeão diante do Santos de Neymar. Já na Série A, é certo que o Vitória fará 38 jogos. Nessa competição a meta do Rubro-Negro é buscar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025. Vale lembrar que a melhor colocação do Vitória no Brasileiro foi em 2013, com o 5º lugar.

Assista ao Arena BNews da segunda-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp