Esporte

Vitória sobe para primeira divisão do Brasileirão Feminino após desistência de rival nordestino; entenda

Victor Ferreira / EC Vitória
Após desistência de clube, Vitória se junta à elite do futebol feminino em 2026 depois de bom desempenho na Série A2  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / EC Vitória
Cauan Borges

por Cauan Borges

cauan.borges@bnews.com.br

Publicado em 07/01/2026, às 13h50 - Atualizado às 14h05



O Esporte Clube Vitória foi confirmado na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino de 2026, nesta quarta-feira (7), após a desistência de um dos clubes que integrariam a elite da competição. A definição segue os critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Com o quinto lugar conquistado na Série A2 do Brasileirão Feminino na última temporada, o Rubro-Negro baiano herdou a vaga aberta na primeira divisão, garantindo o acesso à principal categoria do futebol feminino nacional na próxima temporada.

Confira:

A vaga foi aberta após o Fortaleza anunciar, no dia 29 de dezembro, o encerramento das atividades do futebol feminino a partir de 2026. Em comunicado oficial, o clube cearense informou que a decisão foi tomada após esgotar alternativas para a manutenção da modalidade e acabou sendo definida por determinação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Segundo o Fortaleza, a medida faz parte de um processo de replanejamento interno, motivado pelo rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro masculino em 2026. A diretoria alegou necessidade de garantir responsabilidade financeira, equilíbrio operacional e sustentabilidade institucional diante do novo cenário esportivo e econômico.

No entanto, a decisão contrasta com o desempenho recente das Leoas do Pici. Em 2025, a equipe feminina conquistou o título do Campeonato Cearense ao vencer o Ceará, principal rival, e alcançou de forma inédita o acesso à Série A1 do Brasileirão Feminino.

Com a retirada da equipe da elite nacional, o Fortaleza será punido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o regulamento geral das competições, o clube norfestino ficará suspenso por dois anos de torneios organizados pela entidade.

asdawdawf
Vitória sobe para primeira divisão do Brasileirão Feminino após desistência do Fortaleza - Foto: Katia Porto - ECV

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)