Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos & Pitacos: você vive se comparando aos outros?

Reprodução
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no site BNews, por Bruna Varjão  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/04/2023, às 10h27   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

Você vive se comparando aos outros?

.
É importante entender quem nós somos

Comparar-se aos outros pode ser uma prática arriscada e pode encontrar um amplo terreno dentro das redes sociais. Esses espaços digitais são um grande palco para as pessoas exibirem seus estilos de vida, suas rotinas, suas conquistas. Pode ser que aquela exposição do outro gere em você algum tipo de frustração, decepção ou tristeza. Mas, antes de tudo, é importante ter em mente quem nós somos, aprofundar o autoconhecimento e ressignificar essa comparação. De que forma? Concentrar-se em sua própria vida, no autoconhecimento e tirar o foco das outras pessoas. Ao invés de se frustrar ao ver a conquista alheia, use-a como inspiração para correr atrás dos seus objetivos. E lembre: cada um constrói o seu caminho. Faça essa construção do seu jeito.


Excesso em autocuidados

.
Hábitos e frequentes aquisições podem esconder uma fuga

O autocuidado pode ser desenvolvido a partir de métodos diversos. Mas é importante observar que é fundamental realizar um trabalho interno, também de autoconhecimento, para que esses métodos sejam corretamente aplicados em sua vida. A psiquiatra norte-americana Pooja Lakshmin argumenta, em seu livro Real Self Care, recém-publicado nos EUA (ainda não editado no Brasil) que o excesso de medidas de autocuidado propagadas hoje em dia escondem uma fuga que afasta desse encontro verdadeiro com nós mesmos. Já existe uma indústria do autocuidado que pode ser, indiretamente, vendida como uma fuga dos problemas reais de saúde mental.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Autossabotagem

.
Síndrome da impostora acontece quando a mulher
se acha incompetente ou insuficiente

Você já deve ter ouvido falar da ‘síndrome da impostora’, que se caracteriza pela autossabotagem. É quando a mulher absorve uma ideia de si mesmo que perpassa pela incompetência ou insuficiência. Não significa que é uma verdade e, portanto, não pode lhe paralisar. Temos que compreender quais as nossas limitações, mas também reconhecer nossos potenciais e qualidades. Enquanto pessoas, somos únicas e, antes de esperarmos a validação do outro, precisamos ser nossas maiores admiradoras.

Espírito jovem

.
Há muitas formas de manter o espírito jovem

Permanecer jovem nada tem a ver com idade, mas sim com estado de espírito. E há muitas formas de você manter um espírito jovem. Embora ninguém saiba qual a melhor maneira para mantê-lo, há, pelo menos, três qualidades que ajudam a identificar pessoas com esse perfil. Manter a mente ágil, o corpo ativo e permanecer socialmente ativo. Essas três atitudes contribuem para que as pessoas se sintam mais jovens, mesmo com o avançar da idade. É claro que existem outros caminhos, como fortalecer laços com a família e com amigos. Voltar a estudar é também uma forma de manter a mente ativa e, logo, desenvolver o espírito jovem. Tudo isso entendendo a passagem do tempo como algo natural, com as inevitáveis mudanças físicas. No entanto, a mente do espírito jovem pode permanecer sempre aberta e em constante evolução.


Mulheres em posição de liderança

.]
Ainda estamos longe do ideal

É evidente que estamos vendo mais mulheres em cargos de liderança e em espaços de decisão. No entanto, estamos ainda muito longe do ideal. O machismo estrutural segue presente na sociedade e, mesmo diante de muitos avanços e conquistas da luta feminina, ainda nos deparamos com sujeitos que se sentem autorizados a pregar discursos misóginos em plataformas diversas. Podcasts ou perfis nas redes sociais falam abertamente sobe submissão feminina e vemos, infelizmente, algumas mulheres chancelando tais discursos. A nossa luta por igualdade não deve recuar, pois ainda temos muito o que conquistar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp