Feriado

Dia dos Finados: Cemitério recebe milhares de pessoas que visitam seus entes falecidos

Joilson César/BNews
Um dos cemitérios mais visitados tradicionalmente no Dia dos Finados é o de Campo Santo, que fica situado no bairro da Federação  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 02/11/2022, às 14h24   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos feriados de novembro é o Dia dos Finados que, em 2022, caiu nesta quarta-feira (2). No Cemitério Campo Santo, situado no bairro da Federação, em Salvador, vários baianos foram visitar o local em memória dos entes falecidos. Quem acompanhou a programação especial repleta de missas foi Semírames Terezinha.

Aos 80 anos, a aposentada relatou ao BNews que a visita à unidade já faz parte da tradição familiar. Além disso, ela ressaltou que se sente bem.

“Desde a minha infância, começando com meu pai que eu perdi com quatro anos de idade. Sempre que minha mãe ia para o cemitério, já me levava, já é uma tradição de infância. Hoje, com 80 anos, continuo e continuarei sempre, porque a gente orando por eles que já foram, eles precisam de luzes, do descanso eterno. Não me sinto mal, me sinto muito bem acolhida”, conta.

A programação começou com uma missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, e pelo padre Lázaro Muniz, capelão do cemitério, às 9h. 

A missa foi transmitida virtualmente no Instagram da Santa Casa da Bahia (@santacasadabahia) e pelo YouTube (/santacasadabahia), e teve a presença do provedor da instituição, José Antônio Rodrigues Alves, e membros da Irmandade.

Uma hora e meia depois, uma oração inter-religiosa teve a participação de líderes de diversas religiões, como por exemplo, candomblé, umbanda, islamismo, Hare Krishna, católicos e evangélicos. 

Além da missa estatuária da Santa Casa e da celebração inter-religiosa, outras quatro missas serão realizadas ao longo do dia na Capela de Nossa Senhora da Piedade, situada no Cemitério Campo Santo, às 7h, 12h30, 14h e 15h30.

O Cemitério Campo Santo preparou uma ação de acolhimento chamada “Árvore da Vida”, onde as pessoas poderão homenagear os entes queridos e podem escrever o nome deles inserindo em uma árvore uma palavra que simboliza uma lembrança deixada pela pessoa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp