Geral

Dilma diz que país ficará mais forte após investigações na Petrobras

Reprodução
Ela disse ainda que a situação econômica do país está sob controle  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/11/2014, às 05h46   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Para a presidente Dilma Rousseff, as investigações dos escândalos da Petrobras irá deixar o país mais forte ao final de todo o processo. Isso foi o que ela mencionou nesta quinta-feira (20), na Conferência Nacional de Educação (Conae), por entender que esta situação "respeita as regras do Estado de Direito". Segundo Dilma, passadas as eleições, a verdade está começando a aparecer. Assim como no período eleitoral, a candidata defende a tese que os delitos nunca foram investigados de forma tão "firme e severa" quanto agora em seu governo.

Na oportunidade, a presidente voltou a dizer que não tolera corruptos, nem corruptores, mas que dará garantias do direito à defesa dos acusados. Ela voltou a mencionar também as apurações que têm ocorrido sem interferência do Executivo Federal.

— Falamos a verdade quando destacamos que o combate a corrupção nunca foi tão firme e severo como agora no meu governo. Não foi tão firme e severo quanto neste momento por duas características que tornam esse momento inédito: a Polícia Federal e o Ministério Público, instituições do Estado Brasileiro, estão investigando corruptos e corruptores e não há qualquer tipo de pressão do governo para inibir as investigações. Queremos a investigação em toda a sua integralidade e garantir também as condições democráticas do direito à defesa. O Brasil sairá muito mais forte desse processo. Mais forte ainda por respeitar as regras do Estado de Direito em que vivemos — discursou Dilma, sob aplausos, durante a Conae.

Na sua explanação, Dilma afirmou que agora têm sido divulgados indicadores que confirmam as suas afirmações na época eleitoral, onde afirmava que a economia nacional está sob controle.

Aparentando bom humor, Dilma chegou a brincar com a plateia, dizendo que não adiantava os participantes levantarem cartazes porque ela era míope de nascença, que operou para corrigir o problema, mas que não adiantou.

A presidente agradeceu os participantes por ter conquistado um segundo mandato e reforçou o que disse em seu pronunciamento de vitória, de que ampliará o diálogo. Dilma aproveitou para fazer uma defesa indireta do decreto que amplia a participação popular nas instâncias de governo e que foi derrotado na Câmara na semana seguinte ao segundo turno. O decreto tem que ser apreciado ainda pelos senadores.

— Sabemos que a democracia representativa tem as casas legislativas como espaço privilegiado de deliberação. Agora, garantir à sociedade civil o direito de contribuir com sua experiência e reivindicações caracteriza uma democracia moderna e inclusiva — afirmou.

Dilma também declarou que seu governo tem a educação como "prioridade número um" e que está comprometida com que todas as escolas de ensino básico estiquem suas jornadas e adaptem seus currículos para que se tornem escolas de ensino integral. A presidente destacou que é preciso valorizar o professor com qualificação e salário.

*Com informações de O Globo



Publicada no dia 20 de novembro de 2014, às 15h34

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp