Geral

Guarajuba se transforma em cenário de lixo e caos

Publicado em 03/01/2015, às 12h37   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)




Há quem diga que Guarajuba, paraíso localizado na Linha Verde e de responsabilidade da prefeitura de Camaçari, seja um dos melhores lugares para se descansar, reunir amigos, família e curtir a casa de veraneio. Conhecido pela bela praia e serviços que atendem a baianos e turistas, o point do verão vive dias de abandono e caos.
Desde o o início de dezembro do ano passado, o movimento na localidade aumentou consideravelmente em detrimento dos festejos de fim de ano. São milhares de pessoas que aproveitam a hospedagem agradável em busca de sossego. Porém, para quem quiser chegar em Guarajuba neste sábado (3) irá deparar-se com um lixão espalhado pelos canteiros antes arborizados, bem como na pista - onde os resquícios do fim de festa estão por toda parte. 
Na manhã de hoje, turistas e baianos que têm casa no local procuraram a reportagem do Bocão News para trazer à tona uma realidade decadente de um local referência na Bahia. Além de entulhos e muita sujeira que espalham cheiro de chorume, a desordem no trânsito complica ainda mais a situação de quem escolheu este lugar para passar o reveillon. 
A empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo, parece ainda estar de recesso e abandonou completamente a região. No início deste ano, o Ministério Público, a Procuradoria Geral de Justiça do Estado, o Tribunal de Contas dos Municípios e a 7ª Promotoria receberam denúncia de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito de Camaçari e o atual prefeito, respectivamente Luiz Caetano e Ademar Delgado por suposto crime de responsabilidade e fraude no processo licitatório para a coleta do lixo do município, vencido pelo Consórcio Abrantes Ambiental Ltda. A fraude pode atingir valor superior a R$83 milhões de reais. De acordo com as denuncias feitas em 2013, o ex-prefeito Luiz Caetano e o então secretário de Administração, agora prefeito do município de Camaçari, Ademar Delgado, acataram o maior preço apresentado pela Ambiental, invertendo a equação do menor preço, para, depois,  estabeleceram o julgamento às impugnações apresentadas pelas empresas concorrentes (perdedoras) e ainda assim, conforme denúncia encaminhada ao MP, Caetano e Delgado deram ganhou de causa à Ambiental.
Com isso, o resultado colhido por quem veraneia em Guarajuba é cada vez pior. Não há fiscalização no trânsito ou mesmo quem controle o som alto colocado a qualquer hora na praça principal. Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, o tráfego é intenso no lugar no início da tarde de hoje, cujo congestionamento já atinge o pedágio. 
Longe de ser a Guarajuba de ontem, o local se transformou em baderna. Há quem diga que, mesmo diante destes problemas, o prefeito Ademar Delgado (PT) curtiu o Reveillon em um badalado camarote no Condomínio Paraíso ao som de elogios do locutor do evento. Entre quatro muros, segurança e muita bonança, o gestor de Camaçari deve ter esquecido de olhar pela janela e perceber que Guarajuba está em estado de alerta. Sem cuidados ou manutenção das estruturas, a prefeitura de Camaçari deixa de lado o point da Linha Verde que cada vez mais espanta aqueles que buscam um recanto acolhedor. Basta olhar pela fresta e perceber que a beleza e tranquilidade de Guarajuba já não estão mais lá. A reportagem do Bocão News vem tentando entrar em contato com a Prefeitura de Camaçari, mas até o momento não obteve êxito.
Leia mais>>
Guarajuba feia, destruída e com direito a camarão no "Alho e Olho"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp