Geral

Falha técnica encalha ferry boat Pinheiro

Publicado em 15/04/2011, às 09h51   Redação Bocão News



O ferry boat Pinheiro, que deixou o Terminal Marítimo de São Joaquim às 8h desta sexta-feira (15), chegava próximo a Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, quando um problema técnico foi identificado e a embarcação teria encalhado na hora de fazer a manobra de atracação.

De acordo com as primeiras informações, no momento em que a embarcação se aproximava do terminal para atracar, o comandante foi obrigado a realizar uma manobra de segurança para evitar que o ferry colidisse com o terminal. Enquanto aguardam a solução do problema, os passageiros ficaram impedidos de desembarcar.

A assessoria da TWB, empresa que administra o ferry, disse não ter maiores detalhes sobre o que provocou a falha no sistema.  A embarcação estava com passageiros, mas não há informações de feridos.

Esta não é primeira vez que os passageiros ficam “a ver navios” com o sistema ferry boat. Constantemente o sistema apresenta problemas com ocorrência, inclusive de acidentes, como o registrado em janeiro, quando a embarcação Ana Nery colidiu na gaveta quando atracava e projetou o carro onde estavam o delegado José Magalhães e mais outras duas pessoas no mar.

A TWB, empresa que explora a concessão do sistema, ainda não explicou o motivo do acidente. Segundo a assessoria da Agerba, agência reguladora do sistema de transporte, foi aberta uma "sindicância" cujo prazo para a apresentação do resultado vence este mês.

Também no mês de janeiro, uma falha técnica deixou outra embarcação à deriva quando fazia a  travessia entre Salvador e Itaparica. Nessa caso a TWB, que tenta driblar as crises fonecendo o mínimo de informações, não soube informar o motivo do problema. Na oportunidade, a empresa se limitou a informar que o dano havia sido solucionado e o transporte continuado a operar.

Somente por volta das 11h30, a assessoria de comunicação da TWB encaminhou a seguinte "nota de esclarecimento":

Em decorrência de uma avaria no compressor de ar, por volta de 9h da manhã desta sexta-feira, quando preparava-se para atracar no Terminal Marítimo de Bom Despacho, o comandante do ferry boat Pinheiro teve que remetê-lo à praia ao lado. Esta medida foi providencial para evitar colisão da embarcação no terminal, tendo em vista que este tipo de avaria pode aumentar a velocidade da embarcação.

Outro ferry boat foi enviado para a região a fim de dar suporte e auxiliar na saída do Pinheiro, mas não foi necessário, tendo em vista que o próprio Comandante, junto à tripulação, conseguiu solucionar o problema e direcionar o barco para a gaveta de atracação.

Por volta de 10h, os passageiros a bordo foram retirados do navio com auxílio de barcos de populares solicitados por rádio e, cerca de 40 minutos depois, já com a embarcação atracada no terminal, desembarcaram as pessoas que viajavam de carro.

A Capitania dos Portos foi imediatamente acionada pela TWB Bahia e está a postos para inspecionar o ferry que, em seguida, será encaminhado para revisão e, se necessário, manutenção.

O Pinheiro partiu do Terminal Marítimo de São Joaquim às 8h, com 370 pessoas, 34 veículos e cinco caminhões a bordo.

Embarcação - O ferry boat do tipo convencional Pinheiro, com capacidade para 800 pessoas e 50 veículos, é um dos mais antigos da frota, datado de 1974. Este e outros navios com equipamentos de aproximadamente 30 anos demandam reparos constantes e oferecem pouca confiabilidade para a travessia.

A TWB Bahia já apresentou ao Estado uma proposta de requalificação dos ferries Pinheiro e Rio Paraguaçu, mesmo procedimento feito pela concessionária no Maria Bethânia e Juracy Magalhães, que foram remodelados e remotorizados com motores novos e modernos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp