Geral

Professora da UFBA é acusada de chamar alunos de "coxinha", mas nega

Publicado em 20/03/2015, às 06h56   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Uma professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA) insultou alunos da Faculdade de Direito da mesma instituição, enquanto ministrava aula para o curso de Jornalismo, de acordo com as informações da Tribuna da Bahia, publicadas na coluna Raio Laser do dia 18 de março. Segundo divulgado pelo veículo, a professora teria chamado o alunado de "coxinhas", termo pejorativo usado para retratar os manifestantes em oposição ao governo Dilma Rousseff.

Além da ofensa, o texto da publicação ainda informa que a docente afirma não receber bem os alunos de Direito nas suas aulas. Toda esta polêmica teria acontecido em torno da discussão sobre o apoio às manifestações do último domingo (15). "Uma aluna que tinha comparecido aos protestos no Farol da Barra disse que não teve coragem de se pronunciar e que o mesmo ocorreu com outros colegas", relata o jornal.

A movimentação nas redes sociais indicou a professora Itania Maria Mota Gomes como a autora dos casos e a reportagem do Bocão News procurou a mesma para saber a veracidade dos fatos. De acordo com a declaração de Itania Maria, as acusações são infundadas e nenhuma destas analogias foi feitas por ela. "Provavelmente, este aluno não estava em sala e inventou isso, pois não falei nada nem parecido. Usei os termos ‘direita’ e ‘esquerda’ e alguém deve ter entendido errado. Quando usei a expressão 'coxinhas' foi em outro assunto, e não atribui nem fiz juízo de valor algum", desabafa.

A professora declarou também que não se referiu aos alunos do curso de direito, e não haveria motivo para rejeita-los em sua sala de aula. Itania Maria diz que durante a discussão sobre as manifestações do dia 15 de março, os alunos não foram interrogados sobre participações, nem foi pedido para que ninguém se identificasse como apoiador ou não da causa.              

Publicada no dia 19 de março de 2015, às 15h57

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp