Geral

Violência mata mais negros do que brancos

Publicado em 12/05/2011, às 21h14   Redação Bocão News




Estudos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) comprovam o que, pelos acontecimentos noticiados, não é mais novidade. Raras são as notícias de homicidio que não envolvam pessoas negras. Em 1993, Caetano Veloso, em crítica a política social brasileira, já anunciava: o Haiti é aqui.

Divulgada nesta quinta-feira (12), a pesquisa mostra que as "causas externas" de mortalidade – que incluem homicídios e acidentes de trânsito – atingem mais a população masculina negra que a branca no Brasil.

Os dados mostram também que, entre as causas externas, a porcentagem de homicídios é maior entre os homens negros – com quase 50% contra 30% entre os brancos. Já a taxa de acidentes de trânsito é maior entre os homens brancos – cerca de 35%, enquanto na população masculina negra foi de cerca de 25%.

O estudo demonstra ainda que, enquanto as mortes na população branca são mais concentradas em idades avançadas, entre os negros há comparativamente um percentual maior de óbitos entre jovens.

Estes dados indicam, segundo o Ipea, uma expectativa de vida menor na população negra. Embora o conjunto da população esteja envelhecendo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais é maior entre os brancos – 13,1% contra 9,7% entre os negros.


Bahia -  Elias Sampaio, secretário da mais nova Secretaria da Promoção da Igualdade Racial, terá muito trabalho pela frente.

Segundo o Mapa da Violência 2011 (estudo do Ministério da Justiça), mais da metade das mortes de jovens foi provocada por homicídio na Bahia. Quando os dados são dividos por raça/cor, a Bahia apresenta uma diferença gritante: em 2002, 137 foi o número de homicídios entre os branco, já entre os negros 1.280.

A situação piora em 2005: 167 (brancos), 2.300 (negros). Em 2008, o quadro é bem preocupante: 325 (brancos) contra 4.099 (negros). A Bahia, no ranking de homicídio da raça/cor branca, ocupa a 18º posição. Já no ranking de homicídio por raça/cor negra sobe para 11º.

Informações R7

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp