Geral

Um passo na diversidade: projeto arco-íris no chão pinta faixa em Jardim de Alah

Publicado em 22/10/2015, às 23h22   Tony Silva



Quem passou pela Avenida Otavio Mangabeira na noite desta quinta-feira (22) viu luzes e máquinas da Transalvador, mas não foi como das outras vezes. Uma intervenção diferente marca a cidade a partir da pintura da faixa de pedestres com as cores do arco-íris na Altura do Jardim de Alah. 
O polêmico projeto "Arco-íris no chão" do movimento "Tire sua Bike do Armário" liderado por Larissa Moraes garantiu o espaço do não preconceito em um dos pontos mais movimentados da Orla de Salvador e envolveu diversos segmentos tanto LGBT, quanto heteros e simpatizantes, que apoiam a causa, além de políticos baianos.
Entre as pessoas que vieram prestigiar, estavam a secretária de Reparação Social de Salvador, Ivete Sacramento, Fernando Guerreiro, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Marcelo Cerqueira, do Grupo Gay da Bahia (GGB).
A idealizadora Larissa Moraes, disse que a ação surpreendeu, tanto quanto a repercussão do projeto. "Hoje está tudo muito lindo. Prova que o movimento tem força. Heteros e simpatizantes do movimento LGBT. Todo mundo se sentiu perto do projeto. Vamos mostrar a sociedade, que a gente, de forma igual estamos preparados para viver com as diferenças. A faixa quer que a sociedade saiba viver com respeito e alegria", comenta.
A secretaria Ivete Sacramento disse que todas as faixas deveriam ser coloridas. "Estamos apoiando a iniciativa de Larissa, que significa que a gente quer liberdade para exercer nossas orientações sexuais. Isso chama atenção para o fato de que todos nós somos livres e temos o direito de ser respeitados nas nossas escolhas e orientações. Acho que todas deveriam ser coloridas", avalia.
Marcelo Cerqueira disparou contra deputado estadual Sargento Isidório, ao comentar as críticas e ações do parlamentar contra o projeto. "Isidório não tem nenhum senso. É um mentiroso, canallha. Ele se utiliza de nossa bandeira para se promover. Ele deveria ser denunciado ao conselho de ética, pois ele quebra o decoro parlamentar", afirmou.
Também prestigiando a ação, Fernando Guerreiro, disse o movimento tem o clima de Salvador. "Essa proposta é interessante e pode ser replicada. É um movimento interessante, já foi testado em outras cidades. Tem haver com Salvador, uma cidade colorida e ainda mais agora quando se aproxima o verão. Sem contar que temos uma onda conversadora. Muitas já foram as conquistas e a gente não pode retroceder. Todos merecem ter seu espaço", comentou.
De acordo com a idealizadora do projeto, o objetivo e pintar outras faixas em outros pontos da cidade. Muitos motoristas apoairam a causa e buzinaram enquanto as faixas eram pintadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp