Geral

Petroleiros das plataformas da Bacia de Campos entram em greve

Publicado em 01/11/2015, às 19h49   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Trabalhadores de sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) iniciaram greve por tempo indeterminado neste domingo (1º). A paralisação, contra a venda de ativos e a redução de investimentos da Petrobras, prevê a diminuição da produção de petróleo e gás na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, que representa mais de 70% da produção do país.

A FUP concentra 13 sindicatos, que representariam cerca de 70% da força de trabalho da estatal. Nas plataformas de petróleo da Bacia de Campos, porém, estava prevista para começar às 19h, quando ocorre a troca de turno dos trabalhadores.

De acordo com informações do jornal O Globo, as reivindicações da FUP, reunidas em documento intitulado “Pauta pelo Brasil”, exigem a conclusão das obras do Comperj (RJ) e da refinaria Abreu e Lima (PE), paradas por causa das investigações da operação Lava-Jato e do problema financeiro enfrentado pela Petrobras. Os petroleiros também querem impedir que a estatal siga em frente com o seu plano de redução de investimentos e de venda de ativos.

Apresentado em junho, o mais recente plano de negócios da Petrobras prevê investimentos US$ 130,3 bilhões até 2019, 37% menos do que o plano anterior previa. A companhia planeja ainda vender US$ 15 bilhões em ativos até 2016, incluindo 49% da BR Distribuidora.

Em nota, a Petrobras disse “que não há prejuízos à produção ou ao abastecimento do mercado” por causa das greves. Quanto às reivindicações dos trabalhadores, a empresa não mencionou às questões sobre a retomada de investimentos. Disse apenas que “está disposta a discutir as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) na mesa de negociação”.

“A apresentação da nova proposta econômica na última quarta-feira — 8,11% de reajuste nas tabelas salariais — e a proposição de detalhar as cláusulas do ACT em reuniões acordadas com os sindicatos reforçam esse compromisso”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp