Geral

Tremores são registrados em região das barragens em Minas Gerais

Publicado em 06/11/2015, às 15h24   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou quatro tremores de terra antes do rompimento das barragens Fundão e Santarém, no município mineiro de Mariana. De acordo com O Globo, as magnitudes foram pequenas (entre 2.0 e 2.6 na escala richter). O primeiro abalo, de 2.4, foi registrado em Catas Altas, às 14h12m (horário de Brasília). O segundo e mais forte, de 2.6, aconteceu um minuto depois em Ouro Preto. O tremor foi a cinco quilômetros da barragem de Fundão. 
Ouro Preto registrou outro abalo sísmico às 15h56m registrou outro tremor. O último abalo sísmico aconteceu em Barão dos Cocais. O rompimento das barragens ocorreu às 16h20m. As três cidades são próximas a Mariana.
Ainda de acordo com O Globo, Jackson Calhau, analista do Centro de Sismologia da USP, afirmou que tremores dessas magnitudes não são comuns ali na região de Mariana, embora sejam comuns no Brasil. O tremor foi sentido pela população próxima às barragens, que ligaram para o Centro de Sismologia da USP avisando sobre a ocorrência. Um relatório preliminar sobre as causas do acidente deve ser publicado até amanhã.
Segundo a assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Produção Mineral, as barragens eram classificadas como de baixo risco, mas eram de dano potencial alto por causa da proximidade da população.
Fonte: O Globo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp