Geral

MPF apura medidas de combate ao fogo na Chapada

Publicado em 20/11/2015, às 09h13   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para apurar as providências adotadas pelo governo do Estado e órgãos ambientais em combate ao incêndio que atinge a Chapada Diamantina.
O MPF em Irecê, autor da ação, cobra às entidades explicações sobre as medidas adotadas no controle do fogo, além de informações sobre os focos das chamas e os danos causados.
Foram acionados o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia e a Secretaria do Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sema).
O órgão pede dados como quantidade, localização e extensão de todos os focos de incêndios, principalmente os que se situaram no interior e nas proximidades do Parque Nacional; as providências adotadas por cada órgão em combate ao incêndio e os recursos materiais e humanos utilizados. A procuradoria ainda questiona se os recursos empregados são suficientes para o combate eficaz ao incêndio e, se não, quais os motivos para não oferecer o aparato adequado.
O MPF pede que os órgãos informem se a população foi atingida pelo incêndio e aguarda o recebimento das informações para dar seguimento à investigação e adotar as medidas cabíveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp