Geral

Marco Antônio Chaves é o novo corregedor-geral do MP

Publicado em 11/04/2016, às 23h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador de Justiça Marco Antônio Chaves da Silva foi eleito nesta segunda-feira (11), pelo Colégio de Procuradores de Justiça, corregedor-geral do Ministério Público estadual para o biênio 2016-2018. Ele obteve 25 votos. Os outros candidatos foram os procuradores de Justiça Cleusa Boyda de Andrade e Nivaldo dos Santos Aquino, que obtiveram, respectivamente, 16 e 13 votos. 
Marco Antônio substituirá o procurador de Justiça Franklin Ourives Dias da Silva, que esteve à frente da Corregedoria nos biênios 2012-2014 e 2014-2016. Com voto secreto e unimoninal, a eleição aconteceu nesta tarde na Sala de Sessões do Colégio de Procuradores de Justiça. O resultado do pleito foi anunciado pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado.
Marco Antônio Chaves tem 25 anos de carreira no MP. Ele ingressou na Instituição em 1991, na Promotoria de Justiça de Serra Preta. Ao longo de sua trajetória, passou pelas Promotorias de Ubaitaba e Amargosa, chegando à comarca de Salvador em 1996, onde atuou nas áreas criminal e de combate à sonegação fiscal. 
Em dezembro de 2013, foi promovido por merecimento ao cargo de procurador de Justiça, atuando na área cível. A Corregedoria-Geral é um órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do MP.
Entre as atribuições do corregedor, estão a de realizar inspeções nas Procuradorias e Promotorias de Justiça; instaurar sindicância ou processo disciplinar contra membro da instituição e de submeter à apreciação do Conselho Superior do MP impugnação à permanência na carreira de promotor de Justiça em estágio probatório. O corregedor-geral é membro do Conselho Superior e do Colégio de Procuradores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp