Geral

Venda de aparelhos elétricos com plugues antigos será proibida

Imagem Venda de aparelhos elétricos com plugues antigos será proibida
Norma entra em vigor a partir desta sexta-feira  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/06/2011, às 13h30   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta sexta-feira (1°) aparelhos elétricos com tomadas fora do padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) não poderão mais ser comercializados. Logistas têm até esta quinta-feira (30) para adaptar definitivamente o estoque, caso contrário, poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão, segundo informações da Agência Brasil.

O Inmetro informa que havia mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes. A partir de amanhã, só poderão ser vendidos plugues de dois tipos: com dois ou três pinos, conforme a necessidade de isolamento elétrico do aparelho e com pinos de duas espessuras distintas (4 ou 4,8 milímetros de diâmetro), conforme o aparelho opere com até dez ampères ou entre dez e 20 ampères, respectivamente.

No caso dos plugues e tomadas de três pinos, a questão da segurança é ainda mais reforçada, conforme o órgão. Isso porque o terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp