Foram enterrados na manhã desta quarta-feira (10), Antônio Elias da Silva, Lourival Ferreira e José Roque dos Santos no cemitério Bosque da Paz, os três foram vítimas do acidente na obra do Edifício Empresarial Paulo VI, na terça-feira (9), cerca de 1,5 mil pessoas compareceram ao velório, entre amigos, familiares e colegas da área de construção civil. No enterro, comoção e revolta. A mulher de Antonio Elias, Cláudia Silva, pedia por justiça para que mais pessoas não sofram com a mesma situação, “meu marido morreu trabalhando”, desabafa.
Vanessa Sampaio chora a morte do pai
O corpo de Hélio Sampaio, outro trabalhador que morreu no acidente, Será enterrado às 15h no cemitério Campo Santo, no bairro da Federação. Hélio deixa quatro filhos, Jan Sampaio, Vanessa Sampaio, Tainá Sampaio e Daniel Sampaio e a mulher Marinalva Sampaio dos Santos. O amigo Damião Queiróz, que trabalha na mesma obra onde ocorreu o acidente, disse que por dez minutos ele na estaria no elevador também. “Eu subi em outra balança pouco antes deles, foi muito rápido, questão de segundos, todo mundo chegando para trabalhar, foi logo depois do café, ainda deu pra ouvir um deles gritar por socorro”, afirmou o operário.
Amigos e parentes consolam Marinalva mulher de Hélio
Um outro colega da empresa que não quis se identificar, confirmou as informações de que o equipamento estava sem manutenção há muitos dias e os trabalhadores já vinham cobrando as revisões. "Esse não foi um acidente, foi uma tragédia anunciada”, disse.
Os corpos das outras cinco vítimas serão enterradas em cidades do interior baiano: Jairo Correia (Irará); Martinho dos Santos (Conceição de Feira); Antônio Luiz (Conceição do Jacuípe); Antônio Reis do Carmo (Nazaré do Jacuípe); Manoel Bispo Pereira (São Miguel das Matas).
As primeiras informações das investigações são de que partiu o eixo da roldana que sustenta o cabo de tração do equipamento, seguida de falha no sistema de freios de emergência. Esses freios de emergência servem justamente para prender a balança durante o percurso, caso ocorra este tipo de acidente.
Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News
Matéria postada às 13h40 desta quarta-feira (10)