Geral

20 de novembro: Saiba origem e importância da data que será feriado nacional pela primeira vez na história

Ilustrativa/Freepik
Data homenageia Zumbi dos Palmares e simboliza a luta contra o racismo no Brasil  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Freepik
Gabriela Araújo

por Gabriela Araújo

[email protected]

Publicado em 08/11/2024, às 06h00



Pela primeira vez na história, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será feriado em todo o Brasil. A data homenageia Zumbi dos Palmares, que liderou o Quilombo dos Palmares e foi morto degolado na mesma data, em 1695.  

Até hoje, ainda são poucos os dados sobre a vida de Zumbi. No entanto, segundo historiadores, ele teria nascido por volta de 1955, no Quilombo dos Palmares, na região da Serra da Barriga, que fica no município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Ele era casado com Dandara Palmares e, com ela, lutou pela liberdade de culto, religião e pelo fim da escravidão colonial em terras brasileiras.  

Em 2011, o 20 de novembro foi oficializado pela então presidente Dilma Rousseff como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. No entanto, na época da oficialização, a data ainda não era feriado. 

A Lei 14.759/2023, responsável por instituir a data como feriado nacional, surgiu de um projeto apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2023.

Antes disso, o dia era feriado apenas em seis estados brasileiros: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. Além de homenagear Zumbi, o dia 20 de novembro também simboliza a luta contra o racismo no Brasil e a resistência do povo negro. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp