Geral

Monteiro Lobato na mira do CNE

Imagem Monteiro Lobato na mira do CNE
Publicação do autor pode ser vetada por citações que incitam o racismo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/10/2010, às 15h44   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Uma denúncia feita pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial colocou o livro “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato (1882-1948) na mira do Conselho Nacional de Educação (CNE). Um parecer do colegiado publicado no “Diário Oficial da União” sugere que a publicação seja vetada para escolas públicas, ou que caso haja a distribuição, que seja acompanhado de um alerta, sob a alegação de que é racista.

Publicado em 1933, "Caçadas de Pedrinho" conta uma aventura da turma do “Sítio do Picapau Amarelo” na procura de uma onça-pintada. De acordo com o CNE, o racismo estaria na abordagem da personagem Tia Nastácia e de animais como o urubu e o macaco.

Entre os trechos que justificariam a conclusão, o texto cita alguns em que Tia Nastácia é chamada de "negra". Outra diz: "Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão".

Em relação aos animais, um exemplo mencionado é: "Não é à toa que os macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens".

A Secretaria de Alfabetização e Diversidade do MEC divulgou uma nota técnica orientando que a obra deve ser usada apenas quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram racismo no Brasil.

Para entrar em vigor, o parecer precisa ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad que analisará o texto em conjunto com a Secretaria de Educação Básica.

O livro já foi distribuído pelo próprio MEC a colégios de ensino fundamental pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE).
(Com informações Folha Online)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp